Controle da ação empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Controle de Ação Empresarial

A finalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes (elaboradas no nível estratégico), dos planos táticos (elaborados no nível intermediário) e dos planos operacionais (elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos é uma função administrativa: é a fase doprocesso administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.

1.1- Controle Estratégico

O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de administração estratégica e acompanhar o desempenho do sistema, através da comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmentequanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa. Neste sentido, a função controle e avaliação é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram anteriormente estabelecidos.
Assim Controle é uma função do processo administrativo que, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos , procura medir eavaliar o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho ou interferir em funções do processo administrativo, para assegurar que os resultados satisfaçam às metas, desafios e objetivos estabelecidos.
A função controle e avaliação num processo de administração estratégica tem algumasfinalidades, mencionadas a seguir:
1. Identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência;
2. Fazer com que os resultados obtidos com realização das operações estejam tanto quanto possíveis próximos dos resultados esperados e possibilitem o alcance dos desafios e consecução dos objetivos.
3. Verificar se aestratégicas e políticas estão proporcionando os resultados esperados dentro das situações existentes e previstas
4. Verificar se a estruturação da empresa está delineada de forma interagente com seus objetivos, desafios e metas.
5. Criar condições para que o processo diretivo seja otimizado.
Os executivos das empresas devem considerar no processo de desenvolvimento estratégico na administraçãoestratégica.
O desenvolvimento estratégico deve ser considerado como sustentação para a administração estratégica, pois de nada adianta ocorrer estratégicos planejamentos, organização, direção e controle, se não houver elevada interação com a cultura organizacional e com adequado processo de mudança planejada com otimização das relações interpessoais.
Assim o desenvolvimento estratégicos é conceituadoscomo a mudança planejada com engajamento e adequação da cultura organizacional, bem como otimização das relações interpessoais, resultante do processo de delineamento e implementação das questões estratégicas na empresa.
O núcleo básico do processo de desenvolvimento estratégicos é ser humano.
Para consolidar este processo é necessário identificar os talentos atuais e potenciais da empresa; einclusive, onde e porque existem carências de talentos.

Fases do controle

Estabelecimento de padrões de desempenho

Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deverá fazer.
O custo padrão é um outroexemplo de técnica que fixa padrões para analisar e controlar os custos empresariais.
Existem vários tipos de padrões utilizados para avaliar e controlar os diferentes recursos da empresa, a saber:

a. Padrões de quantidade: como número de empregados, volume de produção, volume de vendas, percentagem de rotação do estoque, índice de acidentes etc.

b. Padrões de qualidade: como padrões de...
tracking img