Controle como função administrativa

Páginas: 12 (2974 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
ADMINISTRAÇÃO 3° B

[pic]

ADMINISTRAÇÃO 3° B

ADMINISTRAÇÃO 3° B

A Função Controle

Assim como a organização, a palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:
Controle como função restritiva e coercitiva: Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos. Neste sentido, ocontrole apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretadas como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas. Por exemplo: Proibido fumar; exclusivo para deficientes físicos; acesso não permitido, etc.
Controle como um sistema automático de regulação:Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema, como o controle automático de refinarias de petróleo, indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar à normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal.
Exemplos:bombas de gasolina; relógio de ponto; calibrador de pneu, etc.
Controle como função administrativa: Trataremos do controle sob este ponto de vista, ou seja, o controle como a última etapa do processo administrativo, destacando-se como aquária função, após o planejamento, a organização e a direção.
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organiza doe dirigido seajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento. A essência do controle reside em verificar se as atividades controladas estão ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em processo que guia a ação exercida para um fim previamente definido. Como processo, o controle apresenta quatro fases, que citaremos naseqüência.

Fases do controle

O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:
Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam normas que guiam as decisões. São parâmetros que proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado haver aceitado como normal ou desejável. São osobjetivos que o controle deverá assegurar, seja para garantir a continuidade do negócio, seja para garantir a satisfação de uma necessidade ou de um desejo. Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices. A Administração Científica preocupou-se em desenvolver padrões, como o tempo padrão no estudo dos tempos e movimentos. Custo padrão, padrões dequalidade, padrões de volume, padrões de desempenho, unidade de medida, de produção ou de venda, são exemplos de padrões ou critérios.
Observação do desempenho. Para se controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele, possuindo algum domínio sobre o mesmo. O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona deacordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado, para permitir a tomada de ação corretiva na ocorrência de um desvio. A eficácia de um sistema de controle depende da informação imediata, transmitida de forma clara às pessoas que têm poder para gerar mudanças, devendo a unidadede medida estar de acordo com o critério predeterminado.
Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. Deve se determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal. Nem toda variação exige correções, mas apenas as que ultrapassam os limitem da normalidade. O controle separa o que é excepcional do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle a Quarta Função Administrativa
  • Controle como função administrativa
  • controle como função administrativa etapa 4
  • Função administrativa
  • funçao administrativas
  • Função administrativa
  • Funcao administrativa
  • A função controle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!