Controle Ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
09/03/2012 - 14h25 Especial - Atualizado em 09/03/2012 - 14h33
Brasil produz 61 milhões de toneladas de lixo por ano
 AndersonVieira

VEJA MAIS
Marco regulatório para manejo do lixo visa colocar o país em patamar ambientalmente adequadoEstados e municípios têm até agosto para elaborar planos de gestão de resíduosEstudiososdefendem que usuário de serviços de saneamento seja tratado como consumidor
A produção de lixo no Brasil não para de crescer. E cresce em ritmo mais acelerado do que a população urbana. É o que mostra oPanorama dos Resíduos Sólidos no Brasil — 2010, estudo feito pela Associação Brasileira de EMPRESAS DE LIMPEZA Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Pelo levantamento, os brasileiros geraram em2010 cerca de 60,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), crescimento de 6,8% sobre 2009. No mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a populaçãocresceu em torno de 1%.
O total de resíduos coletados também aumentou, em 2010, aproximadamente 7,7%. Segundo a Abrelpe, 54,2 toneladas foram recolhidas pelos serviços de coleta domiciliar. Mesmoassim, esse número corresponde a 89% do lixo gerado. Ou seja, os outros 11% ficaram espalhados nas ruas, em terrenos baldios ou foram jogados nos rios.
Além disso, do lixo coletado, quase 23 milhões detoneladas, ou 42,4%, foram depositadas em locais inadequados: lixões ou aterros controlados — onde o chorume, líquido originado pela decomposição, não é tratado e pode contaminar os lençóis d’água.— Se me fosse pedido para escrever poucas palavras sobre o tema, eu diria o seguinte: elimine os lixões — resumiu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em audiência no Senado, em maio de 2010.A Abrelpe lembra ainda que os municípios ­recolheram 31 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) e 228 mil de resíduos de serviços de saúde (RSS) em 2010 — mesmo não...
tracking img