Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de empresa

De acordo com site www.Dicionarioaurelio.com.br, o conceito de empresa é:

“Execução de um projeto; cometimento, empreendimento. Unidade econômica de produção: existem empresas privadas, públicas e de economia mista. / Negócio, sociedade comercia”l[1].

Alguns autores mostram os mais variados conceitos paradefinir e conceituar esta palavra. Conforme Fabretti (2003):

“Empresa é a unidade econômica organizada, que combinando capital e trabalho, produz ou faz circular bens ou presta serviços com finalidade de lucro. Adquire personalidade jurídica pela inscrição de seus atos constitutivos nos órgãos de registro próprio, adquirindo dessa forma capacidade jurídica para assumirdireitos e obrigações. A empresa deve ter sua sede, ou seja, deve um domicílio, local onde exercerá seus direitos e responderá por suas obrigações.“ (FABRETTI, 2003, p.36).

Conforme Crepaldi (2008):

“Uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Ela pode serparticular, governamental ou de economia mista, além de pode ter diferentes formas jurídicas (Crepaldi, 2008, p.34).”

Os autores citados conceituam empresa sendo uma unidade econômica cuja finalidade é o lucro, torna-se necessário a utilização de ferramentas que aperfeiçoem as chances de sucesso da organização e assim obtenha o lucro esperado, ou o retorno do que foi investido, ou que pelomenos reduza as possibilidades de fracasso, ou que uma decisão equivocada possa prejudicar sua continuidade. Torna-se então necessária a adoção de estratégias, ou seja, um conjunto de ações articuladas para que as decisões sejam seguras e levem o gestor a alcançar os objetivos previamente estabelecidos. Para que os objetivos sejam alcançados as empresas contam com alguns recursos, de acordo comFabretti (2003).

Conforme Padoveze, (2005):

“As empresas nascem a partir de investimentos nas operações necessárias para vender os produtos e serviços escolhidos.”
“Nesta nova visão, para que haja os recursos necessários para que a empresa cresça e se desenvolva, são necessários investimentos que servirão como parâmetros iniciais da etapa financeira daempresa.”(Padoveze, 2005, p.3).

A empresa surge como a maneira estruturada, organizada com a finalidade em atingir um determinado resultado, e isto acontece através da combinação de diferentes fatores e métodos eficientes que integram no processo.

2.2 Objetivos de uma Empresa

Os objetivos de uma empresa, de acordo com Oliveira (1998, p. 27), estão relacionados devido a váriosaspectos, como segue:

Geralmente, tais objetivos estão relacionados com vendas, lucros, retorno sobre o investimento, participação no mercado etc. Outras áreas para as quais se estabelecem objetivos incluem, muitas vezes, o desenvolvimento de produtos, produtividade, redução de custos, desenvolvimento gerencial, responsabilidade social etc. (Oliveira, 1998, p. 27).Segundo Steiner (1963, citado por Oliveira, 1998, p. 27), alguns critérios devem ser obedecidos para a declaração de objetivos de planejamento, são os seguintes:

• Adequação: embora seja óbvio, os objetivos precisam ser adequados às “finalidades” e à “missão” da empresa.
• Mensuração: os objetivos devem ser quantificados em termos de unidades monetárias ouem termos de qualidade, quantidade, prazos, custos, índices, porcentagens, etapas específicas de realização etc.
• Realização: deve ser considerados a praticabilidade, em termos de competência gerencial, tecnologia, recursos e implicações sociais, face ao que os gerentes percebem que está ocorrendo na indústria e com os concorrentes.
• Aceitação: os...
tracking img