Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade 1

Curso de Administração de Empresas





ANA MARIA ARAUJO MORAES RA: 0896845

ANA PAULA ANANIAS MARTOS RA: 0970473640

JACKSON RODRIGO DA GAMA BATISTA RA: 0950039

JOSÉ ROBERTO BENEDETTI JR. RA: 0943438165

MARIA ANITA T. FERREIRARA: 1053007477

PERCIVAL LAURINDO RA: 0929439355

RAQUEL TEIXEIRA DOS SANTOS RA: 0922404184

SANDRA APARECIDA DE SENA RA: 0970469892

THAIS HELENA PALHARES G. DE CARVALHO RA: 9201060003





ATPS - CONTROLADORIA



Professor: CARLOS RIBOLLI









Campinas/SPAbril / 2012



Etapa 1

Passo 1 - Eficiência e Eficácia



Muitos administradores têm suas características definidas uns na eficiência e outros na eficácia, qual a melhor quanto à gestão dos negócios de uma empresa?

No cenário atual onde a globalização ganha cada vez mais horizontes gerando assim mais competitividade e maiores concorrências, o administrador precisa se enquadrar e adaptar-se aesse cenário de forma que gere lucro sem abandonar a qualidade nos processos que conduzem ao mesmo.

O lucro está relacionado integralmente à eficácia, que tem como máxima “atingir totalmente o resultado esperado, porem é possível ter eficácia sem eficiência. Quando falamos em processos de um determinado trabalho, operação ou até mesmo em uma atividade a ser realizada, logo falamos deeficiência que significa “fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade”.

Um trabalho eficiente não resulta necessariamente num resultado eficaz. A atividade que melhor ilustra esse cenário: eficiência x eficácia, é o em relação ao marketing de um produto, que pode ser muito bem feito, mas não alcançar o resultado esperado.

Visando melhorar suas vendas um gestor do setor de varejo decalçados, promoveu em desfile para mostrar os novos modelos de sapatos em decorrência da nova coleção outono/inverno que inicia no final do mês de março, tudo saiu como planejado o desfile foi um sucesso, o publico esteve presente, os vendedores conseguiram abordar os clientes e atende-los com qualidade, porém a expectativa de vendas era ter um aumento nas vendas de 8% em relação ao mesmo dia darealização do evento do ano anterior o que não aconteceu, as vendas atingiu 5,5% do esperado. Embora o evento tenha sido eficiente o resultado não foi eficaz, faltaram outros fatores que poderia para tornar o desfile eficaz como, por exemplo: melhor divulgação do evento o que atingiria maior numero de clientes possibilitando assim mais vendas.

O gestor que conseguir ser eficiente e eficazcertamente terá resultados positivos. O gestor que é eficiente, porém não é eficaz, nunca alcança os resultados, e aquele que é eficaz, mas não é eficiente, tem chances remotas de atingir bons resultados.

Passo 2 - A Empresa



Atuante no mercado de varejo de calçados a empresa escolhida está localizada em Campinas no interior de São Paulo, procura atender o consumidor final de diversasclasses sociais, oferecendo produtos variados entre os setores de calçados feminino, masculino e infantil tanto casual como no seguimento de esporte. O atendimento eficiente ao consumidor torna-se possível através de uma equipe bem treinada e atualizada quanto às inovações dos produtos, o que se dá devido a palestras e treinamentos sobre comportamento, atendimento, tendências de moda e novas coleções.Para tanto conta-se com um quadro de cento e vinte funcionários.

Durante dez anos de atuação no mercado a empresa tem ganhado espaço e tem consolidado sua marca, tudo isso é conseqüência do comprometimento dos envolvidos com a missão, visão e valores passados pela empresa, esse compromisso tem surtido efeito notório pela aceitação do publico em relação à marca. Com um faturamento de em...
tracking img