Controladoria

A Controladoria é uma atividade de grande importância dentro das organizações. É através dela que se capturam os dados e as informações e planeja e pesquisa, visando sempre mostrar os pontospresentes e futuros que põem em perigo ou reduzem a rentabilidade da empresa.
Com a evolução constante no mercado dos negócios, os desafios das organizações crescem proporcionalmente. Com isso, osacionistas e gestores das organizações têm buscado novas formas e ou meios de interagir e lidar com essas mudanças a fim de conseguir diferenciação no mercado.
Para que a organização consiga todosseus objetivos e metas, é de fundamental importância que a empresa implante sistemas de controle interno que lhe permitam promover de maneira decisiva os investimentos em ações futuras.Crepaldi (2004, p.79) afirma que, “é de fundamental importância a utilização de um controle adequado sobre cada sistema operacional, pois dessa maneira atingem-se os resultados mais favoráveis com menoresdesperdícios”.
A controladoria é um departamento que assessoria para os gestores no controle e no processo de tomadas de decisões. Pode-se entender que a controladoria é uma ferramentafomentadora que tem como característica principal, suprir todas as necessidades da organização e ajudar os gestores a tomarem decisões eficazes e com um risco mínimo para a empresa no curto, médio ou longoprazo.
Segundo Peleias (2002, p.13):

a controladoria se baseia em princípios, procedimentos e métodos oriundos de outras área de conhecimento, tais como contabilidade,administração, planejamento estratégico, economia, estatística, psicologia e sistemas.”

A controladoria é uma ciência que tem a responsabilidade de alinhar a organização, elaborar orçamentos, trabalharatividades, elaborar padrões de controle para que trabalhem de maneira sistêmica para atender as necessidades estratégicas e gerenciais da empresa. Devem gerar relatórios gerenciais que possam...