Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1104 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Controladoria é uma atividade de grande importância dentro das organizações. É através dela que se capturam os dados e as informações e planeja e pesquisa, visando sempre mostrar os pontos presentes e futuros que põem em perigo ou reduzem a rentabilidade da empresa.
Com a evolução constante no mercado dos negócios, os desafios das organizações crescem proporcionalmente. Com isso, osacionistas e gestores das organizações têm buscado novas formas e ou meios de interagir e lidar com essas mudanças a fim de conseguir diferenciação no mercado.
Para que a organização consiga todos seus objetivos e metas, é de fundamental importância que a empresa implante sistemas de controle interno que lhe permitam promover de maneira decisiva os investimentos em ações futuras.Crepaldi (2004, p.79) afirma que, “é de fundamental importância a utilização de um controle adequado sobre cada sistema operacional, pois dessa maneira atingem-se os resultados mais favoráveis com menores desperdícios”.
A controladoria é um departamento que assessoria para os gestores no controle e no processo de tomadas de decisões. Pode-se entender que a controladoria é uma ferramentafomentadora que tem como característica principal, suprir todas as necessidades da organização e ajudar os gestores a tomarem decisões eficazes e com um risco mínimo para a empresa no curto, médio ou longo prazo.
Segundo Peleias (2002, p.13):

a controladoria se baseia em princípios, procedimentos e métodos oriundos de outras área de conhecimento, tais como contabilidade,administração, planejamento estratégico, economia, estatística, psicologia e sistemas.”

A controladoria é uma ciência que tem a responsabilidade de alinhar a organização, elaborar orçamentos, trabalhar atividades, elaborar padrões de controle para que trabalhem de maneira sistêmica para atender as necessidades estratégicas e gerenciais da empresa. Devem gerar relatórios gerenciais que possamsatisfazer aos gestores, com informações seguras, úteis e em tempo real para a segurança nas tomadas de decisão, operacionais, gerenciais e ou estratégicas nos ambientes interno e externa da organização.
Padoveze (2005, p. 39), afirma que basicamente, a controladoria é a responsável pelo Sistema de Informação Contábil Gerencial da empresa e sua missão é assegurar o resultado da companhia.
Diantedisso o controller exerce a influência na organização à medida que dirige os gestores para que mantenham sua eficácia e da organização, fornecendo sempre informações rápidas e confiáveis à empresa.
Para Nakagawa (1993, p.17):

O controller acaba tornando-se o responsável pelo projeto e manutenção de um sistema integrado de informações, que operacionaliza o conceito de que acontabilidade, como principal instrumento para demonstrar a quitação de responsabilidades que decorrem da accountability da empresa e seus gestores, é suportada pelas teorias da decisão, mensuração e informação.

De acordo com Tung (2000, p. 84), o controller tem que possuir a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e coletar informações para as tomadas de decisão; possuir odiscernimento para tomar a iniciativa na elaboração de relatórios, quando necessário; ter uma visão proativa e preocupada com o futuro; elaborar relatórios da forma mais rápida possível, gerando informações atualizadas e confiáveis; sempre que possível assumir a posição de conselheiro ou exercer o papel de consultor na busca de soluções para os problemas, nunca a de critico; e principalmente, acapacidade de compreender que, no desempenho de suas funções, suas contribuições para outras áreas sofrem limitações.
Segundo Oliveira et.al. (2002, p 53) “o controller deve ser um profissional multifuncional, ou seja, deve acumular experiências nas áreas contábeis, financeiras e administrativas”.
A valorização do cargo de controller é consequência direta da necessidade das empresas de...
tracking img