Controladoria na gestao de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Hoje em dia o risco esta relacionado ao retorno de investimento do acionista, logo o controle dos riscos de uma empresa vem sendo cada vez mais importante na tomada de decisões dos executivos;

Pode se dizer que a Controladoria, assegura a otimização do resultado da empresa, garantindo a sua continuidade, o risco impacta muito nessa missão, na medida em que afeta os resultados dacompanhia, seja por efeitos negativos, como ameaças representadas por perdas econômicas e financeirsa, seja por efeitos positivos, como o aproveitamento de novas oportunidades de negócios, o que torna cada vez mais difícil a decisão de se investir.

No cenário atual as ameaças ou oportunidades estão presentes no processo de tomada de decisão em condições de incerteza.

Logo a Controladoria,para cumprir a sua missão de maneira eficaz, não pode ficar separado ao processo de gestão de riscos. Cabe ao controller a tarefa de projetar, inserir e manter um sistema de informações que atenda adequadamente às necessidades de informaçlões ao processo de planejamento estratégico.

Brito diz que, a Controladoria deve sair da análise do retorno obtido para a análise do retorno em condições derisco e onde pode ser alocado o capital

Para implantar e criar um modelo de gestão de riscos, o controller deve participar ativamente em sua criação, de forma a garantir que esse modelo contribua com o propósito da Controladoria.

Logo , a implementação desse gerenciamento de risco deve ser uma decisão de quem detém o poder decisório na instituição. Essa é uma necessidade que visa à obtenção deresultados de impacto imediato, com influência alta na rotina diária da companhia.
Um modelo de gestão de riscos deve propiciar uma visão completa de todos os
riscos em que a empresa esta suscetível . De certa forma, a empresa pode gerenciar o risco em cada área ou departamento. O gestor, ao tomar uma decisão, está avaliando os riscos existentes. O que pode acontecer é que esses riscosassumidos não sejam objeto de um processo formal de comunicação aos níveis superiores da organização, o que torna a decisão em si mais acentuada.

1.MAPEAMENTO DA GESTÃO DO RISCO

A gestão de riscos afirma que uma responsabilidade compartilhada, a qual pode ser feita de forma centralizada ou delegada. Na forma centralizada, as técnicas, ferramentas e avaliações periódicas do risco são estabelecidaspor um órgão responsável e toda a empresa deve utilizá las. Na forma delegada, cada área tem seu método próprio de avaliação de risco.

Para uma empresa implementar um mapeamento de gestão de risco, o interessante é que seja adotada de uma forma centralizada, pois, assim, toda a empresa falará a mesma linguagem. À medida que a cultura do risco vai cobrindo toda a organização, o órgão responsávelpode flexibilizar o uso das técnicas e ferramentas por aquelas que sejam as mais indicadas para cada tipo de atividade.

Figura 1: Mapeamento da Gestao de Risco

Segundo Padoveze (2009), há quatro elementos necessários para a gestão do risco na empresa:

A. Politica de gerencviamento de Risco

Define o enfoque da gestão do risco e sua atitude, ou apetite, em relação ao risco, e tambémas responsabilidades gerais sobre a política, para a revisão do risco e relatórios de acompanhamento necessários.

b. Recursos

Envolvem a identificação dos recursos necessários para implementar, monitorar e coordenar o processo de gestão do risco, incluindo o processo de obtenção dos relatórios.

c. IMplementação

Implica a formalização dos processos, abrangendo a identificação edefinição dos riscos, sua avaliação em termos, probabilidade e impactos, além dos aspectos chave para os processos de negócios para responder ao risco.

D.Revisão e Relatorios

Incluem a revisão do risco e os relatórios necessários para monitorar todo o processo de gerenciamento do risco.

2. CONTROLADORIA NA GESTÃO CONJUNTA DE RISCOS

Hoje em dia varias empresas já possuem a figura do Chief...
tracking img