CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO

1480 palavras 6 páginas
RESUMO

Os Sistemas é baseado de acordo com sua criticalidade. Se forem adaptados a uma aplicação particular e oferecerem informações atualizadas, são chamadas de sistemas de tempo real. Sistemas de controle de tráfego aéreo contêm todas as características de um sistemas de tempo real e esses serviços prestados começam por controladores que monitora todas as aeronaves, seus pousos e decolagens, condições de cada aeronave e tempo. Essas informações são repassadas aos pilotos que devem cumprir todas as instruções recebidas. O objetivo fundamental do sistema que controla as aeronaves é garantir um fluxo de tráfego seguro, ordenado e constantemente atualizar e monitorar informações das quais são distribuidas pelos satélites e determinando suas posições de vôo pelos radares, e em todos os casos, no entanto, o piloto tem a responsabilidade final pela segurança do vôo.
Palavras-Chave: CTA, aeronaves, tráfego aéreo, sistemas de tempo real.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Sistemas ou partes de sistemas podem ser classificados de acordo com seu fator crítico através do seu custo de falhas, ou seja, quanto maior o seu custo de falhas mais crítico será o sistema. Um sistema crítico com um alto custo de falha é o CTA (Controlador de Tráfego Aéreo).
CTA é um exemplo de um sistema em tempo real que não é completamente automatizado. É atualizado com informações constantes, mas necessita o envolvimento de um ou mais seres humanos. As aplicações do CTA são executadas em hardwares e softwares específicos, e executam de forma isolada, sendo adaptada a tarefa específica. Em programas em tempo real como o CTA existem diferenças no teste e certificação em comparação com os programas convencionais. Devido ao alto custo associados com as falhas, usualmente não é possível testar e depurar sistemas em seus ambientes reais completos. Ao invés disso, deve-se realizar simulações em ambientes de testes, análise

Relacionados

  • Legisl Seguranca Privada Projeto
    54351 palavras | 218 páginas
  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas
  • Manual Fipecafi 2010
    528965 palavras | 2116 páginas
  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas