Contributo da auditoria interna para as organizacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE
INTRODUÇÃO 3
CAPITOLO I - METODOLOGIA DE TRABALHO 5
1.1 Objectivo 6
1.2 Problema 6
1.3 Hipóteses de trabalho 7
1.4 Justificativa 8
CAPITULO II - REVISAO DA LITERATORA 10
CAPÍTULO III – ENQUADRAMENTO TEORICO DA AUDITORIA 13
3.1 CONCEITO 13
3.2 OBJECTIVO DA AUDITORIA 15
3.4 NORMAS DE AUDITORIA 16
CAPITOLO IV- AUDITRIA INTERNA 21
4.1 Evolução histórica daauditoria interna 21
4.2 Auditoria externa & Auditoria interna 23
4.3 Controlo Interno & Auditoria Interna 26
4.3.1 Controlo interno na nossa legislação 28
4.3.2. Subsistema de Controlo Interno em Mocambique 28
4.3.2 Características do Sistema de Controlo Interno 32
4.3.3 objectivos do controlo interno 33
4.3.4 Limitações do Controlo Interno 34
4.4. Objectivos da Auditoria interna 354.5. Organização de uma Auditoria Interna 37
4.6 Fases da preparação do processo de auditoria 39
4.6.1-Fase de planeamento 39
4.6.1.1- O plano de auditoria deve compreender: 40
4.6.2- Fase da execução 42
4.6.3 Fase da conclusão 42
CAPITOLO V - CONTRIBUTO DA AUDITORIA INTERNA PARA AS ORGANIZAÇÕES 44
5.1- Função da auditoria interna dentro da organização 45
CAPITULO VI –INTERPRETACAO DOS DADOS 48
CAPITULO VII – BIBLIOGRAFIA 48
7.1 Bibliografia 48
7. 2 LEGISLAÇĂO 50
7. 3 WEBGRAFIA 51

INTRODUÇÃO

O presente trabalho não pretende esgotar o tema em questão, mas somente chamar atenção para o contributo da auditoria interna dentro da organização, tendo em conta a pressão que os administradores, gestores, accionistas e proprietários sofrem no dia-a-dia para alçam-sedos seus objectivos e metas, acrescido das constantes mudanças que vem ocorrendo no mercado.
A auditoria interna surgio como parte da evolução do sistema capitalista. Com a expansão dos mercados e a constante competitividade ouve nessecidade das organizações reestruturar-se, reinventar-se e sofrer transformações de reengenharia como forma de alcansar as suas metas e os seus propositos,e responderadequadamente a uma envolvente em constante mudancas.
Nesta contexto onde a sociedade, esta estruturada numa óptica de economia de mercado, faz com que a função de auditoria seja cada vez mais interveniente no diagnóstico de determinadas situações, como é o caso da viabilidade da organização, na denúncia de fraudes e de actos ilegais, na apreciação da economia, eficiência e eficácia dasorganizações.
O auditor interno dentro da organização espalha as necessidades e expectativas da organização como um todo, como forma de sobreviver e singrar numa dada fase de desenvolvimento. Os auditores internos tornam-se facilitadores da mudança ao fornecerem conhecimentos sobre o verdadeiro estado da organização e sobre a veracidade das demonstrações financeiras, e das mudança que está a ter lugarnos processos da organização.

Com esta trabalho pretendemos demostrar que o auditor interno e um profissional, que pretende responder as espectativas da organização, observando, aconselhando e esclarecendo os responsáveis pela organização, agregando maior eficácia e eficiência no alcance dos objectivos traçados.

O trabalho encontra-se estruturado em sete capítulos. O primeiro capítulo seráefectua-se uma descrição detalhada sobre o modo como a investigação sera realizada, descrevendo o universo dos sujeitos em estudo, o processo de definição da amostra e sua caracterização. Ira descrever, igualmente, os instrumentos de recolha de dados e respectiva justificação.

No segundo capítulo fez-se a revisão da literatura, onde foram apresentadas as palavras-chaves ou orientadoras dotrabalho em questão dando uma visão de diferentes autores.

O terceiro capítulo apresentar-se-a o enquadramento teórico da auditoria, começando pelo seu conceito e objectivos, enumerando os tipos, normas e contextualizando-a no cenário internacional.

No quarto capítulo aborda-se-a a evolução histórica da auditoria, compara-se a auditoria interna com a externa, o controlo interno com a...
tracking img