CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR PARA A FORMAÇÃO

11610 palavras 47 páginas
Monografia apresentada ao curso Docência no Ensino Superior, do ESAP – Instituto de Estudos
Avançados e Pós-Graduação e UNIVALE – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.
Orientadora: Profª. Eliane Campos Ruiz
Acadêmicos:
JAQUELINE BORGES GOMES REZENDE
MÔNICA DA SILVA CORREA
PATRÍCIA ANDRESSA MISTURA

INTRODUÇÃO

Dentro da definição moderna, as primeiras universidades surgiram na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII, o ensino universitário tem sua importância proclamada tanto pela retórica oficial como pelo senso comum predominante no seio da sociedade.
Conforme Freire (2001, p. 68), o desenvolvimento do modelo universitário introduzido no Brasil apenas na terceira década do século XX, o país marcou-se pela combinação de dois traços fundamentais: “o caráter privado de sua dependência administrativa e a sua natureza de instituição isolada, como que recuperando e consolidando a tradição fundadora iniciada nos idos do Império com as faculdades de Direito, Medicina e Engenharia”. Quando se observa o quadro atual de instituições de ensino superior, bem como sua evolução a partir dos anos setenta do século passado, impressiona ver o crescimento da iniciativa privada em relação às iniciativas do poder público.
De acordo com o Ministério da Educação (1996), a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, lei orgânica e geral da educação brasileira. Como o próprio nome diz, dita as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional. A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi criada em 1961, uma nova versão foi aprovada em 1971 e a terceira, ainda vigente no Brasil, foi sancionada em 1996.
Dentro do exercício da docência é exigido do professor algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das qualificações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das qualificações pedagógicas e interpessoais.
A sociedade nos

Relacionados

  • Graduado
    18411 palavras | 74 páginas
  • A grande sintese
    167248 palavras | 669 páginas