Contribuição de Vigtisk para o desenvolvimento da criança

3532 palavras 15 páginas
49
CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO
PROCESSO EDUCATIVO: ALGUMAS REFLEXÕES

Rogério Drago1
Paulo da Silva Rodrigues2

Resumo: Este estudo tem como objetivo central discutir teoricamente algumas contribuições de
Vygotsky para repensarmos a educação e o desenvolvimento da criança em idade escolar. O texto está estruturado a partir da ideia central de que o ser humano é um ser em permanente desenvolvimento e é por meio do OUTRO que nos desenvolvemos e nos humanizamos. Assim, o texto aborda, de modo objetivo, conceitos como o brincar e se papel no desenvolvimento, a percepção, a memória, a afetividade, a imaginação, a linguagem, dentre outros conceitos que correspondem às funções psicológicas superiores que são tipicamente funções humanas. O entendimento e breve esclarecimento dos conceitos abordados no texto podem contribuir para que a escola veja a criança e seu desenvolvimento por um viés dialético.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; Vygotsky; Processo educativo.

Introdução
De acordo com Vygotsky, “a educação é a influência premeditada, organizada e prolongada no desenvolvimento de um organismo” (apud MARTINS, 2006, p. 49). Nesse sentido pensar a educação da criança e do ser humano de modo mais amplo é pensar num contexto de possibilidades de interações sociais intersubjetivas estabelecidas ou que se estabelecem num processo de trocas mediadas pelo conhecimento, pela cultura e pela história inerentes a todos os seres humanos, pois, como lembra Facci (2006, p. 138).
A educação, de acordo com a vertente da Psicologia russa, é colocada em destaque, por partir do pressuposto de que os seres humanos apropriam-se da cultura para se desenvolver e também para que ocorra o desenvolvimento da sociedade como um todo. Sem a transmissão dos resultados do desenvolvimento sócio-histórico da humanidade seria impossível a continuidade do processo histórico.

Nosso interesse por Vygotsky, nessa perspectiva de estudo,

Relacionados