Contribuicoes para educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTRIBUICOES PARA EDUCACAO

Suas principais contribuições para o pensamento pedagógico foram sistematizações do seu o caráter de objetividade de análise; a tentativa de psicometria; o rigor dospassos a serem seguidos para a instrução e a método.
Para ele, o professor deveria ser carismático e ter a capacidade de gerar o interesse pela aprendizagem, sua missão era educar o “ser íntimo” dacriança; os alunos eram como folhas em branco, sem conteúdo, o qual é adquirido através do processo de ensino.
A partir do conceito criado por Herbart, os métodos pedagógicos passaram a inspirar-se nasaquisições da psicologia. Todavia, a psicologia atual rejeita o associacionismo, o mecanicismo e o intelectualismo da psicologia herbartiana. -http://pedagogiavida.blogspot.com/2009/06/as-principais-contribuicoes-dos.html

Dentre as contribuições para educação feita por Herbart é o princípio de que a doutrina pedagógica, para ser realmente científica, precisa comprovar-se experimentalmente (umaideia do filósofo Immanuel Kant , que ele desenvolveu ). A partir daí foram surgindo escolas de aplicação.
Herbart criou a teoria da educação que pretende interferir diretamente nos processosmentais do aluno como meio de orientar sua formação.
Sua pedagogia embora seja intelectualista, não tem como objetivo maior o acúmulo de informações, mas sim, a formação moral do aluno. Embora consideraa criança um ser moldável intelectualmente e psiquicamente, Herbart considera a instrução como seu conceito primordial.
A instrução é o elemento central dos três procedimentos que, para Herbart,constituem a pedagogia. O governo foi o primeiro, e foi a manutenção da ordem pelo controle do comportamento da criança. Trata-se de um conjunto de regras imposto fora, com objetivo de manter a criançaocupada. O segundo foi a instrução, que nada mais é aquele que se baseia no desenvolvimento de interesses. E o terceiro é a disciplina que tem a função de preservar a vontade no caminho da virtude. Na...
tracking img