Contribuicoes dos calculos financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Laa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE - CEO
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA – DZO
ETOLOGIA

FELIPE SARTORI
GILBERTO ORTIZ JUNIOR
MARCELO MIORELLI
VANDERLEI KLAUCK

PROJETO ETOLOGIA
TESTE DE PREFERÊNCIA: INFLUÊNCIA DAS CORES DOS COMEDOUROS NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGO DE CORTE NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA E ESTUDO ETOLOGICO DE DEZ ANIMAISCHAPECÓ – SC 04/10/2012
FELIPE SARTORI
GILBERTO ORTIZ JUNIOR
MARCELO MIORELLI

VANDERLEI KLAUCK

POJETO DE ETOLOGIA
TESTE DE PREFERÊNCIA: INFLUÊNCIA DAS CORES DOS COMEDOUROS NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGO DE CORTE NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA E ESTUDO ETOLOGICO DE DEZ ANIMAIS

Projeto da disciplina de etologia, com requisito parcial de aprovação do mesmo.
Professora Dra. Maria Nunes.

CHAPECÓ- SC 04/10/2012
Introdução

No projeto será apresentado a preferência de cores das aves quando se trabalha com alimentação, com a disponibilização de comedouros com diferentes cores para 320 frangos na primeira semana de vida. Além de apresentar os resultados da preferência pela coloração o projeto visa apresentar os comportamentos exercidos pelas aves em um período de 8 horas.
O hábito deconsumo de carne de frango no mercado interno vem ganhando espaço, passando de um país preponderantemente consumidor de carne bovina para consumidor da carne de frango, tudo isso influenciada pela imagem de produto saudável e os preços acessíveis. A mesma expectativa se tem com o mercado internacional, dados mostram crescimento de produção de 2,b 4 %, exportações 3,3 % e o consumo 2,6 %. O Brasilé o terceiro produtor, o quarto consumidor e o primeiro exportador, os EUA e a China maiores produtores e consumidores (ARTIGONAL, 2011). 
Em 2009 a produção brasileira de aves de corte, foi de 10,966 milhões de toneladas, e no ano de 2011 o Brasil liderou o ranking mundial de exportação com aproximadamente 3,6 milhões de toneladas.
Pela atividade ter um bom cenário tanto nacional quanto mundial,os produtores vem investindo em novas tecnologias para o melhoramento da produção consequentemente na renda. Mas para que as novas tecnologias possam ter uma maior funcionalidade se tem a necessidade de entender o comportamento animal.

Hipóteses

A melhor aceitação de um tipo de comedouro pela cor pode favorecer a ingestão alimentar, por a cor chamar mais a atenção das aves incentivandoesse consumo. Assim aumentando a produção e diminuindo a permanência dos frangos na propriedade, elevando o numero médio de lotes. Conforme NEVES e TREVISAN, (2007), o desing pode trazer contribuições expressivas, principalmente aos equipamentos utilizados na produção avícola, promovendo incrementos no rendimento da produção, facilitar a mão-de-obra e atacar princípios de bem-estar animal.Objetivo

* Avaliar a influência da cor dos comedouros na ingestão de alimento pelos frangos;
* Observar alterações no comportamento das aves referente a disposição de comedouros de diversas cores;
* Observar a aceitação dos comedouros pelas aves;
* Realizar um estudo etiológico com 10 animais;

Revisão Bibliográfica

A produção animal não só depende de boas genéticas, mas um bommanejo é muito essencial pra uma boa produção. Mas esse manejo não pode só satisfazer a necessidades básicas dos plantéis, precisa ser ajustado pra satisfazer o aproveitamento total no requisito do potencial das aves (Manual GOBB-VANTRESS, 2008). Entanto as expressões genéticas serão melhor expressadas de acordo com o ambiente fornecido ao animal.
O ambiente do meio da criação animal pode seravaliado sob vários enfoques, um avaliando a qualidade do ar e outra a termodinâmica entre os animais e ambiente que o circunda (MENDES, Ariel, 2011). Essas finalidades de manejo é proporciona conforto para as aves, permitindo a qualidade e rendimento da carcaça, assim satisfazendo o mercado consumidor, diversificando cada vez mais os produtos (ROLL, Victor, 2010).
A interferência das cores na...
tracking img