Contribuicoes da psicanalise no trtamento de pacientes no leito hospitalar

15057 palavras 61 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

JOVENILSE CRUZ PAIVA
CURSO PSICOLOGIA

CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE NO TRATAMENTO DE PACIENTES NO LEITO HOSPITALAR: Desafios e Atravessamentos

Itabuna
2011

1-INTRODUÇÃO Discorrer acerca da inserção do método psicanalítico no contexto hospitalar é uma tarefa complexa por envolver alguns princípios fundamentais que norteiam tal método. Esta monografia baseou-se na busca de referenciais teóricos que pudessem justificar, embasar e tornar válido o atendimento psicológico fora do conforto tradicional do setting analítico e do divã, buscou-se também colocar em evidência a prática analítica na especificidade do contexto hospitalar. Para proporcionar uma compreensão mais ampla do propósito deste trabalho, partir do princípio de que o hospital é de fato, um ambiente diferente do tradicional consultório privado, e que precisa, portanto de um novo manejo por parte do analista para que a escuta se torne possível.
No que concerne ao objetivo geral se propõe estudar sobre a inserção da técnica psicanalítica no leito hospitalar. Quanto aos objetivos específicos buscou estudar sobre: a história do hospital e da psicanálise; descrever a diferença entre o discurso da psicanálise e o discurso da medicina; descrever sobre os aspectos psicossociais envolvidos no processo de adoecimento e hospitalização; descrever sobre a inserção do psicólogo no hospital e analisar os desafios e atravessamentos da psicanálise no hospital. Para responder estes objetivos foram abordados diversos autores que tratam do assunto em questão.
De início, no referencial teórico houve uma descrição do surgimento do hospital, tendo a obra de Michel Focault, Microfísica do poder, especificamente o tópico que trata do nascimento do hospital como embasamento acerca do assunto. Em seguida foi acompanhado o processo de ruptura realizado por Freud com o discurso médico ao inaugurar um novo saber, que por sua vez tem a associação livre

Relacionados