Contribuicoes da filosofia a psicologia

Páginas: 4 (887 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
Contribuições da filosofia da idade antiga a psicologia atual

Os sofistas foram os primeiros a dedicar-se à questão do homem e seu lugar na sociedade. “O homem é a medida de todas as coisas”,disse o sofista Protágoras, com isso ele queria dizer que o certo e o errado, o bem e o mal, sempre deveriam ser avaliados em relação às necessidades do homem.
A psicologia sofreu grandes transformaçõesao longo dos séculos, iniciou-se como filosofia contemplativa e após vários momentos da história, foi somente no final do século XIX que nasceu a psicologia científica propriamente dita.
Para issocontou com três sistemas filosóficos: o empirismo, o associacionismo e o materialismo científico.Observando por este ângulo podemos dizer que a psicologia nasceu, desenvolveu-se e firmou-se comocientífica a partir de idéias filosóficas.
Foi com Platão, no período antropocêntrico, que desabrochou a primeira e verdadeira raiz da psicologia, quando descobriu-se que o homem não era constituído só decorpo físico, mas, que nele existia algo imaterial. Esse algo imaterial recebeu o nome de alma, mente ou psiquismo.
Surge então o dualismo mente x corpo. Mesmo sabendo-se que os fenômenos corporais efisiológicos são distintos dos psicológicos, hoje considera-se que o homem é uma única soma de corpo e mente. Descartes afirma que a mente e o corpo, embora distintos, são capazes de interagir dentrodo organismo humano. Define então que a mente é capaz de exercer influência sobre o corpo do mesmo modo que o corpo pode influenciar a mente. De acordo com sua teoria a mente é imaterial, ou seja,não tem substância física, mas é provida de capacidade de pensamento e de outros processos cognitivos, os quais são motivo de estudo da psicologia atual.
Demócrito considerava que o universo eracomposto de átomos, materiais indivisíveis, que se moviam constantemente e de várias maneiras. Hoje a física quântica tentou dividir este átomo até chegar ao mínimo possível, e o único resultado que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As contribuições da filosofia para a constituição da psicologia.
  • 2. Quais são as contribuições do mito e da filosofia para a psicologia e a pedagogia?
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA, DO IMPÉRIO ROMANO E DO RENASCIMENTO PARA A PSICOLOGIA
  • Psicologia da aprendizagem, contribuições da psicologia para a educação
  • “Contribuições da Psicologia para Educação”
  • Contribuições da Psicologia no Processo do Envelhecimento
  • Contribuições da psicologia e epistemologia
  • Contribuições na psicologia no trânsito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!