Contribuicao brasileira a tga sandra regina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
Tendo em vista que hoje uma organização para ser bem sucedida, precisa avaliar suas forças, suas fraquezas internas, as oportunidades e ameaças externas, precisam também analisar o melhor cenário para o negócio, definir suas metas e bloquear assim forças competitivas dentro do ramo de negócio na qual a mesma esteja inserida.

Baseando-se nesse contexto, procuramos desenvolver deuma maneira resumida, através da análise de Cenários e Tendências, Matriz Swot e Modelo de Porter, as estratégias para os próximos três anos da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev).

Este Trabalho apresenta um conjunto de ferramentas estratégicas, que proporciona as organizações obterem um melhor posicionamento e projeção no mercado, onde a competitividade cresce diariamente. Estasferramentas são aperfeiçoadas de acordo com as mudanças que ocorrem, não só nas organizações como também no ambiente em que estão inseridas. Cabe aos administradores a percepção de como utilizá-las da melhor forma possível, para que os resultados estejam de acordo com o esperado por essas organizações.
 
2 - Cenários e Tendências (Perspectiva)
2.1 - Análise para os próximos três anos da AmBev.

 
3-Modelo de Porter
3.1 - Análise das Forças Competitivas da AmBev:

 
3-1-1 Entrantes Potenciais:

Na atual posição da AmBev a probabilidade de novos concorrentes ameaçarem a sua posição é muito pequena, porém para que isso não aconteça à empresa procura adquirir os pequenos concorrentes com a finalidade de não perder mercado.
3-1-2 Fornecedores:
O poder de negociação depende de cadacomprador, pois alguns possuem maior poder de compra do que outros.

A AmBev possui um grande poder de persuasão diante das menores empresas, onde oferece vantagens para os estabelecimentos que compram apenas seus produtos.
3-1-3 Concorrentes:
É grande a rivalidade entre a AmBev e suas concorrentes, já que algumas empresas também possuem o mesmo poder de compra, algumas até com poderes maiores.3-1-4 Compradores:
Os compradores não possuem grande poder de negociação, pois por ser uma empresa de grande porte, a AmBev possui uma alta capacidade de compra, dificultando assim, essa negociação.
3-1-5 Produtos Substitutos:
O mercado de atuação da AmBev é muito vulnerável, já que além dos produtos existentes, todos os dias são criados novos produtos com a finalidade de substituí-los.
 4-Matriz Swot
4-1 Diagrama de análise SWOT:

4-2 Análise do diagrama:
4-2-1 Força:
- Marca: É a união de marcas forte com o propósito de se tornarem líder de mercado.
- Produto: Devido ao grande portifólio, a AmBev atende todos os tipos de consumidores.
- Gestão Ambiental: Programas de Gestão Ambiental que contribuem para uma melhora no resultado financeiro da empresa.
- Marketing: Com autosinvestimentos em propagandas e publicidade desenvolve um bom trabalho e atinge seus clientes.
4-2-2 Fraquezas:

- Clima Organizacional: Devido à cobrança extensiva e a baixa remuneração, os funcionários ficam desmotivados, tornando assim o clima organizacional ruim.
- Rotatividade Extensiva: Devido o clima organizacional ser ruim, o índice de rotatividade de seus funcionários torna-se elevado.4-2-3 Oportunidades:

- Novos Produtos: Conquistar novos mercados consumidores, solidificando ainda mais a sua liderança no mercado.
- Novos Mercados: Explorar novas regiões onde a empresa ainda não atua.
- Aquisição de concorrentes: Compra de pequenos concorrentes a fim de manter-se líder de mercado.
4-2-4 Ameaças:
- Legislação: Devido à nova lei implementada a venda de alguns produtostende a cair, (Lei 11.705/08).
- Disputa de preços: Para amenizar os impactos da concorrência cria-se uma política agressiva de preços com alto investimento em marketing.
- Perda de Mercado: Por ser um mercado amplo, é necessário que se crie barreiras para a entrada de novos concorrentes, evitando a perda de mercado.
4-3 Matriz Swot:

 
5 – Estratégias

5-1- Cenário Realista:

Mediante a...
tracking img