contribui es de John Dewey em Mocambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
em Moçambique
A Contribuição de John Dewey para a Educação: Uma Reflexão sob Ponto de Vista da Educação em Moçambique
Jochua Abraao Baloi 25/04/2012Ensino, Filosofia Contemporânea, Trabalhos Acadêmicos Ensaios e Artigos
 
Tema: A Contribuição de John Dewey para a Educação: Uma Reflexão sob Ponto de Vista da Educação em Moçambique

 
Resumo

John Dewey (1859-1952), considerado o maior pedagogonorte-americano do século XX, faleceu aos noventa e dois anos, deixando um legado imenso de contribuições educacionais. Tomando como pressuposto a teoria da Escola Nova, que visava o ensino centrado no aluno, o autor contrapôs ao Sistema Tradicional de educação, propondo a Educação Democrática.
Para Dewey concretizar o ideal democrático da sociedade, recorreu à Educação como um fenómeno de extremaimportância, capaz de proporcionar um espaço democrático para as diferentes classes sociais e através de uma metodologia fundamentada no interesse e na experiência do indivíduo, garantir a perpetuação dos valores liberais básicos, como a liberdade, a solidariedade e a igualdade de oportunidades.
Em Moçambique, a Educação Democrática é aquela onde a igualdade de oportunidades é um elementofundamental, isto é, todos os indivíduos presentes no processo de ensino e aprendizagem devem ter a mesma oportunidade de ensino e que não deverá haver diferenças de classes, cada aluno deve-se enriquecer com as experiências dos outros, entrando numa relação de inter-ajuda.

Palavras-chave: Educação, Educação Democrática, Escola Nova, Novo Currículo.

 
 
 
 
 
Introdução

Esta pesquisa surgefundamentalmente com o objectivo de analisar o pensamento de John Dewey, no que concerne ao seu legado pedagógico, de fundamentar o que Dewey entendeu por Educação Democrática e também avaliar a Influência da teoria de John Dewey na actual educação Moçambicana.
Com a finalidade de atingir estes objectivos, procuramos fazer uma análise à contribuição de John Dewey à educação. Dewey foi o continuador doPragmatismo filosófico, doutrina que preconiza que todo o aprendizado, todo o conhecimento deve ter um fim prático iniciado por William James (1842 – 1910) e Charles Sanders Peirce (1839 – 1914), ambos também americanos.
Deste modo, o pensamento de Dewey procura centrar-se nas grandes necessidades que a sociedade americana da sua época se encontrava, é o caso da massiva industrialização encabeçada porintuitos políticos e também na existência de dois tipos de ensino, o Tradicional centrado no professor e o da Escola Nova, centrado no aluno, porém, Dewey propõe um novo tipo de ensino, o da Escola Progressista ou Democrática onde cada aluno aprende fazendo, learn by doing, e se enriquece com as experiências dos outros alunos.
Portanto, nos cingimos neste trabalho, nas temáticas desenvolvidas nasua magna obra, Democracia e Educação, escrita em 1916, onde procuramos referenciar os temas que mais abordam, sugerem e sustentam a questão da Educação Democrática, tido como um tipo de Educação onde cada aluno se enriquece com a experiência do outro aluno, numa vida partilhada onde todos os alunos têm a mesma igualdade de oportunidades.
No fim, procuramos de uma forma sintética, analisar ainfluência da teoria de John Dewey sobretudo da Escola Progressita para a Educação moçambicana e as suas influências na concepção do novum curriculum, cujo agente essencial da Educação é o aluno, ao modo como concebeu Dewey na sua Escola Progressista e Democrática. Esta pesquisa será embasada na exploração bibliográfica.
A idéia básica do pensamento do teórico sobre a educação está centrada nodesenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno.

1. A Contribuição de John Dewey à Educação

Para se poder compreender a concepção da Educação em Dewey, deve-se partir da ideia de que a Educação é um fenómeno criado pela e para a sociedade. Dewey, sendo um educador, o seu pensamento teve muita influência na “Escola Nova”.
Para Dewey, a Educação e, em especial, a escola possui...
tracking img