A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO AFETIVO DAS CRIANÇAS

Thalita Cristina Pimentel Cavalcante

A presente pesquisa tem por finalidade analisar acontribuição da educação infantil para o desenvolvimento afetivo das crianças. Neste sentido, indago: como a instituição de educação infantil pode cooperar para o desenvolvimento afetivo das crianças?Pretendo analisar e refletir sobre alguns aspectos legais e publicações oficiais do Ministério da Educação (MEC) que fundamentam a preocupação com este aspecto do desenvolvimento infantil. Além disso, fizum breve estudo exploratório em uma creche para tentar compreender como ocorre a relação afetiva dentro da instituição de Educação Infantil analisando as diferentes estratégias para a construção daafetividade nas crianças. O interesse por esta temática surgiu de vivências significativas em minha vida, especialmente, a de ser mãe e a de estagiar em uma instituição de educação infantil. Essasexperiências me fizeram refletir sobre a importância de formar sujeitos capazes de enfrentar desafios, conhecer a si mesmo, lidar com alegrias, frustrações, raivas e com os obstáculos da vida. Ao ser mãepercebi como é importante proporcionar à minha filha uma estrutura familiar capaz de construir um ambiente acolhedor, um lar. Quero crescer ao seu lado mostrando a ela como o afeto é algo essencialpara a construção de uma pessoa completa, alguém com a capacidade de superar obstáculos e frustrações que ocorrem na vida e que tenha a sabedoria para lidar com suas emoções, o seu eu, para conviver coma sociedade e, principalmente, consigo mesma. No estágio tive experiências que enriqueceram minha prática docente e, principalmente, me conheci mais como pessoa, pois tive a oportunidade de convivercom crianças com ricas histórias de vida e de superação e, ainda, a preciosa chance de descobrir como uma professora que constrói um vínculo afetivo com as crianças pode tornar o ambiente escolar um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Contribuiçao da educaçao infantil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7ao-Da-Educa%C3%A7ao-Infantil/941693.html

MLA

"Contribuiçao da educaçao infantil" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7ao-Da-Educa%C3%A7ao-Infantil/941693.html>.

MLA 7

"Contribuiçao da educaçao infantil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7ao-Da-Educa%C3%A7ao-Infantil/941693.html>.

CHICAGO

"Contribuiçao da educaçao infantil." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7ao-Da-Educa%C3%A7ao-Infantil/941693.html.