Contribuições sócio-ambientais da logística reversa para a minimização da degradação ambiental: o caso do reuso do solvente.

Páginas: 31 (7523 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
JOSÉ OSCAR DA SILVA
Engenheiro de produção

CONTRIBUIÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DA LOGÍSTICA REVERSA PARA A MINIMIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO REUSO DO SOLVENTE.

FACULDADE PITÁGORAS
IPATINGA/ MG
2008

JOSÉ OSCAR DA SILVA

ESTUDO DE CASO DO USO DA LOGISTICA REVERSA COMO FORMA DE MINIMIZAR A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.Monografia apresentada ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, campus Ipatinga - MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro de Produção.
Orientador: Prof. Antonio Carlos Depizzol

FACULDADE PITÁGORAS
IPATINGA/ MG
2008
JOSÉ OSCARA DA SILVA

ESTUDO DE CASO DO USO DA LOGISTICA REVERSA COMO FORMA DEMINIMIZAR A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Monografia elaborada, como requisito parcial, para a conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, da Faculdade Pitágoras, apresentada em 00/00/2008 e aprovada pela banca examinadora, constituída e assinada pelos seguintes professores:

________________________________________
Prof. Antonio Carlos Depizzol – Prof.orientador

________________________________________
Prof. Valdemar Rodrigues Filho – Prof. convidado

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha esposa, Roberta, e aos meus filhos, Igor e Isabela, como resultado do nosso esforço conjunto. Eu, por ter-me privado do convívio diário, durante esses quatro anos de longa jornada, dapresença deles, e eles, por terem entendido minha ausência.
Dedico a meu pai, falecido há 31 anos, que apesar de sua ausência física, a sua presença espiritual, jamais me deixou desistir de, um dia, realizar o seu sonho: ver todos os filhos graduados.
Não posso deixar também, de agradecer e louvar a Ele, Aquele que sempre esteve ao meu lado, nunca me abandonou e nuncame abandonará, Aquele que me deu forças para enfrentar esse longo desafio, o de retomar meus estudos após 21 anos distante dos bancos de escola.
Obrigado Senhor. A Ti, em especial, dedico esta minha vitória.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, sempre em primeiro lugar; àqueles que me fortaleceram quando, por um instante decai; à minha família, em especial, a minha mãe e aminha sogra, que sempre acreditaram e me apoiaram; à minha esposa e aos meus filhos, pela compreensão; aos colegas de sala e aos professores, pela paciência e dedicação na transmissão de conhecimentos (principalmente ao Valdemar, Depizzol, Gláucio, Rodrigo e Coutinho que são meus pontos de referência); aos funcionários da faculdade, que muito nos ajudaram, e enfim, a todos que acreditaram e torcerampor mim, fortalecendo-me e fazendo-me acreditar que os desafios só se aplicam àqueles que têm competência e disposição para tentar resolvê-los.

RESUMO

Hoje, tornou-se notório, o interesse de todos pela recuperação, conservação e manutenção do meio ambiente. Pequenas, médias e grandes empresas, que querem se destacar no mercado em que atuam, tem, de alguma forma, que se envolver namanutenção e na recuperação do meio ambiente, bem como na comunidade em que se situam.

O foco deste trabalho está na minimização da degradação do meio ambiente, por meio de um estudo de caso realizado em empresas do ramo de pinturas industriais. Ele visa reduzir, em um percentual significativo, o montante de resíduos gerados por este processo, em particular, os originados pelo uso de solventes, um produtoquímico e líquido, que apresenta um maior risco de destruição do solo e do ar, em relação aos outros resíduos.

Dentre os possíveis processos de descartabilidade ou de reaproveitamento, optou-se por um novo conceito utilizado no mercado, em grande ascensão hoje em dia, para poder, efetivamente, contribuir na minimização ou na eliminação de despejo de resíduos, na natureza, provenientes do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica reversa e suas contribuições ambientais
  • Degradaçao socio ambiental
  • Gestão Ambiental na Logistica Reversa
  • O processo de logística reversa das garrafas pet como uma das maneiras de reduzir o impacto da degradação...
  • Degradação Ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!