Contribuições de platão e aristóteles para a literatura

RESUMO

Contribuições de Platão e Aristóteles para a Literatura

Platão e Aristóteles foram os primeiros teóricos da Literatura. Foram eles que lançaram asprimeiras discussões sobre as funções da literatura. Com suas concepções clássicas estudaram a problematização dos gêneros literários. 
Aristóteles procurousistematizar as formas literárias. Em sua obra Poética, que foi sua maior contribuição para a Literatura, ele se refere de forma privilegiada as seguintesformas: a comédia, a tragédia, a epopeia. Para ele, a arte consiste na imitação (mimese) e o prazer do leitor e do espectador está em descobrir como o artistaconsegue representar tão bem até mesmo o feio, o repugnante.
A ênfase na diferença entre o mundo empírico e a realidade da arte leva-o a valorizar o trabalho poéticoe a se voltar para o estudo de seus modos de constituição, a fim de detectar as diferentes modalidades ou gêneros da poesia. Ele estudou a extensão da açãodramática “a tragédia é a imitação de uma ação completa formando um todo e de certa extensão” (ARISTÓTELES, 1964). Ele estabelece parâmetros para a críticaliterária.
Platão contribuiu para a formação do pensamento sobre a literatura. É dele que vem a primeira informação sobre a existência de gêneros literários, queregistrou na obra República a diferença entre o modo de construir a comédia e a tragédia – por imitação. Logo depois surgiram o gênero dramático, o lírico e oépico.
As primeiras investigações feitas por Platão e Aristóteles serviram de base para que no século XX a Teoria da Literatura se firmassem como disciplina.
tracking img