Contribuição para a formação do pensamento administrativo maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contribuição para a formaçao do pensamento administrativo
Nicolau Maquiavel tornou-se famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulentopara obter e manter o poder. Maquiavel conquistou um alto cargo na administração civil da república florentina, onde permaneceu catorze anos. Para Nicolau Maquiavel, o líder deve estar disposto adesrespeitar qualquer consideração moral, recorrendo à persuasão e à força. Mas o tema mais importante, ainda hoje debatido, é a questão de saber se é preferível que o líder seja amado ou temido, respondeque é importante ser amado e temido, porém é melhor ser temido que amado, já que as pessoas podem mudar a sua lealdade, mas o medo de ser punido é um sentimento imutável. Para ele, governar éintimidar, ameaçar, enxovalhar todos os que não lhe besuntam as botas ou não lhe vão comer à mão. Incapaz de se impor pela competência, utiliza a ameaça.
Influência no pensamentoadministrativo

  Teorias pragmáticas sobre liderança e poder, Visão utilitária do ser humano , Concepções de estratégia e táticas políticas , Princípio do consenso de massa, necessidade de coesãoorganizacional .
  O Príncipe obra que revolucionou a teoria do Estado e criou as bases da ciência política moderna: “Gênio da política, Maquiavel inaugurou a astúcia inescrupulosacomo método de governo, por detectar e sistematizar pioneiramente a amoralidade peculiar à conquista e ao exercício do poder”.
Em O pensamento vivo de Maquiavel “(...) histórias de ardis,assassinatos e espoliações de governantes têm sido atribuídas a inspirações de O Príncipe, e chegam a ter algum valor para compreender-lhe o significado. Mas, freqüentemente, servem apenas paradeformar-lhe o conteúdo mais profundo e a relevância dentro da história das idéias. Conteúdo e relevância que só podem ser apreendidos quando se conhecem as circunstâncias em que a obra veio à luz”. Na...
tracking img