De acordo com o senso comum, a cultura brasileira resultou da contribuição de brancos, negros e índios. No entanto, essa questão é mais complexa, uma vez que se corre o risco de generalizações esimplificações.

Afinal, quando se fala de "brancos", é preciso considerar não apenas os portugueses (a chamada "matriz portuguesa") mas também os imigrantes italianos, espanhóis, alemães, poloneses,ucranianos, holandeses, sírios, libaneses, dentre outras nacionalidades). Muitos destes imigrantes chegaram ao Brasil a partir da segunda metade do século XIX e, já no princípio do século XX, maisprecisamente a partir de 1908, esse fluxo imigratório ganhou uma dimensão ainda maior com a vinda dos japoneses. Mais tarde, outros grupos asiáticos, como coreanos e chineses, também emigraram para oBrasil.

O vocábulo "negro" também é uma generalização que camufla a enorme multiplicidade étnico-linguística e cultural dos africanos que foram trazidos e se estabeleceram em determinadas regiões doterritório brasileiro no contexto do tráfico atlântico.

Se há alguns anos era comum fazer referência à "contribuição dos africanos na formação sociocultural brasileira", destacando-se, quase semprea capoeira, o samba e a culinária, na atualidade, tal "legado" é muito questionado, uma vez que simplifica e banaliza a complexidade da história da cultura, relegando à etnia negra apenas um papelsecundário em torno do eixo eurocêntrico.

Em algumas áreas, como no polo açucareiro de Salvador, por exemplo, a presença africana e dos afrodescendentes foi tão expressiva que alguns autores sugeremque houve "uma contribuição portuguesa", num processo de africanização sociocultural.O mesmo raciocínio também se aplica aos "índios" e às suas "contribuições" (hábito de dormir na rede, tomar banho derio, culinária, etc.). É preciso considerar que, em 1500, eles eram aproximadamente cinco milhões de indivíduos e que, em termos linguísticos, podiam ser agrupados em dois grandes troncos, o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). Contribuição dos indios negros e brancos na arte. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7%C3%A3o-Dos-Indios-Negros-e-Brancos/42646984.html

MLA

"Contribuição dos indios negros e brancos na arte" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7%C3%A3o-Dos-Indios-Negros-e-Brancos/42646984.html>.

MLA 7

"Contribuição dos indios negros e brancos na arte." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7%C3%A3o-Dos-Indios-Negros-e-Brancos/42646984.html>.

CHICAGO

"Contribuição dos indios negros e brancos na arte." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7%C3%A3o-Dos-Indios-Negros-e-Brancos/42646984.html.