Contratos preliminares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTRATOS PRELIMINARES

O contrato preliminar tem a finalidade de se fazer contrato futuro e definitivo.
É um pacto feito através das partes, para a garantia de que seja cumprido um contratoque era apenas planejado, ou seja, a garantia de que se vai ter um contrato definitivo. É um mecanismo de eficácia para as partes. O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos osrequisitos para celebração. Nessas premissas as partes partem de uma contratação preliminar para um contrato certo e definitivo, os acordos que são feitos antes da realização do contrato sãonegócios jurídicos, assim fazendo gerar deveres para ambas as partes.
Conforme trata o art. 463 do CC e seu parágrafo único: não deve haver cláusulas de arrependimento e o contrato deverá ser levadoao registro competente.
O contrato preliminar também pode ser denominado de pré-contrato, promessa de contrato ou contrato preparatório.
Não se pode confundir negociações preliminares com ocontrato preliminar, visto que as negociações preliminares não geram os direitos à contratação pretendida.
O contrato deve obedecer à vontade das partes e a obediência aos pressupostos de existência,validade e eficácia para a produção dos efeitos.
Os contratos preliminares podem ser unilaterais e bilaterais:
Unilaterais: o cumprimento da obrigação fica designado apenas a uma das partes,como nos casos de promessa de doação.
Bilaterais: criam direitos e deveres para ambas as partes, como nos casos de promessa de venda.
A promessa pode ser onerosa ou gratuita. ORLANDO GOMES ‘‘nadaimpede que se pactue o pagamento de uma retribuição (um prêmio, por exemplo), como contra prestação simplesmente pelo exercício de direito potestativo de realização do contrato (nas promessasunilaterais) ou de direito subjetivo de exigir a contratação (nos pré contratos bilaterais) independentemente dos efeitos pecuniários do contrato definitivo.’’
Artigos 462 à 466 do Código...
tracking img