Contratos de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa Descritivo - Exploratória com o objetivo de verificar relações comuns, à partir do perfil indicado pelos formandos de ciências contábeis o desejado pelos empregadores para esses profissionais, é verificar as metodologias e técnicas aplicadas nas pesquisas em contabilidade, analisar o perfil do profissional contábil requerido pelo mercado detrabalho.
O propósito é analisar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes de graduação em contabilidade. Com isso sabe-se que os conhecimentos dos profissionais podem variar de uma instituição para outra, que eles possam comparar seus conhecimentos, habilidades, competências e características do profissional escolhida pelo mercado de trabalho.
Palavras-chave: Profissional Contábil

1 INTRODUÇÃOAs constantes mudanças socioeconômicas na sociedade contemporânea têm levado as organizações a buscarem novas formas de estruturação visando alcançar melhores níveis de competitividade. A complexidade e a incerteza no ambiente em que estão inseridas exigem destas organizações a construção de capacidades dinâmicas novas práticas de gestão, e a busca constante por profissionais qualificados. Omercado exige profissionais na área contábil um conhecimento que transcende o processo específico pronto para tecnicismo; busca-se um profissional com competências para entender o “negócio”, visando orientar o gestor e participar das decisões de forma consciente. Dessa forma, recai para os profissionais a exigência de um novo perfil, mais condizente com a atual dinâmica assumida pelas organizações.Dessa forma, para conduzir a pesquisa foi realizada uma revisão nos artigos selecionados com o tema de pesquisa e feita uma leitura, para buscar informações e chegarmos aos resultados esperado na pesquisa. Para responder a pergunta de pesquisa surgiram os seguintes objetivos: (1) Selecionar as palavras chaves, (2) Pesquisar nas revistas, (3) Analisar bibliométricamente os artigos, (4) Fazer olevantamento bibliográfico. Como procedimento foi realizado uma pesquisa em 15 revistas científicas, como resultado foram selecionados 04 artigos que auxiliam no entendimento do tema de pesquisa. O trabalho está organizado da seguinte maneira, no capítulo (1) Introdução, (2) Finalidade, (3) Metodologia, (4) Análise dos resultados e por fim em (5) Conclusão.



2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAApresenta-se a seguir a fundamentação teórica sobre os temas cultura organizacional, controle orçamentário e planejamento estratégico.
O mercado exige que os profissionais da área contábil um conhecimento que transede o processo especifico pronto para o tecnicismo; busca-se um profissional com competências para entender o “negócio”, visando orientar o gestor de participar das decisões de formaconsciente. Desta forma, recai para os profissionais a exigência de um novo perfil, mais condizente com a atual dinâmica assumida pelas organizações. Assim, competências diferenciadas em um nível mais elevado de competência humana no trabalho passa a ser requerido, visto como forma de possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitivas nas organizações(SANDBERG,1994). A constatação disso vem docrescimento da literatura nacional do modelo de gestão por competências, ligado a perspectiva estratégica(FLEURY;LACOMBRE,2003). Essa abordagem envolve reconhecer a relevância das pessoas e seus desenvolvimento como fontes primordiais da vantagem competitiva sustentável(PORTER,1990;SISSON e STOREY,2000).
As diretrizes curriculares do ministério da educação(MEC-CNE,2007) indicam o perfil desejado doegresso em ciências contábeis, ou seja, espera-se que exerça a profissão com responsabilidade social e apresente atuação técnica e instrumental ,considerando outros ramos do saber e evidenciando o domínio de habilidades e competências Inter e multidisciplinares. As competências e habilidades desejadas são inúmeras, mais pode-se resumi-las em: Demonstram uma visão sistemática e interdisciplinar...
tracking img