Contrato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental
 
Assessment and development of reading comprehension with elementary school students
 
 
Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Evelin Zago de Oliveira
Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil
Endereço para correspondência
 
 

RESUMO
O trabalho teve como objetivo investigar a adequação da técnica de Clozepara a avaliação e o desenvolvimento da compreensão em leitura. A primeira etapa foi realizada com 314 alunos de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental e os resultados indicaram que o instrumento apresentava parâmetros psicométricos adequados. Na etapa seguinte, foram realizados dois programas de intervenção, o primeiro envolvendo 85 e o segundo 73 alunos de 3ª e 4ªs séries separados em gruposexperimentais (GE) e de controle (GC), que responderam aos testes de Cloze validados, como pré e pós-testes. Os grupos experimentais participaram de sessões, nas quais foram apresentadas variações da técnica de Cloze, visando incrementar a compreensão da leitura. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC na situação de pós-teste apenas no segundo programa de intervenção. Sugere-se que novosestudos sejam realizados com o intuito de testar a possibilidade de generalização dos resultados.
Palavras-chave: Teste de Cloze, Compreensão de leitura, Ensino fundamental, Leitura.

ABSTRACT
This work aimed at investigating the adequacy of Cloze technique to reading comprehension assessment and development. The first step was performed with 314 elementary school students attending from 2ndto 4th grades and the results indicated that the instrument showed appropriate psychometric parameters. In the following steps, two intervention programs were performed, the first one involving 85 and the second involving 73 3rd and 4th grades students, separated in experimental group (EG) and control group (CG), who took validated Cloze tests, as pre- and post-tests. The experimental groupsparticipated of sessions, in which variations of Cloze techniques were presented, in order to increase reading comprehension. Analyses indicated an advantage of EG upon CG on post-test situation only in the second intervention program. Accomplishment of new studies is suggested in order to test the possibility of generalization of the research results.
Keywords: Cloze Test, Reading comprehension,Elementary school, Reading.

 
 
Os avanços no campo da inteligência levaram ao desenvolvimento de modelos explicativos do desempenho captado por medidas objetivas (Carroll, 1978; Sternberg, 1987; entre outros), o que se repetiu, de forma similar, com a avaliação da compreensão em leitura (Palmer, MacLeod, Hunt & Davidson, 1985; Daneman, 1991). Em razão da leitura se constituir de um complexode habilidades cognitivas, algumas teorias passaram a ressaltar a preponderância de um ou outro componente do processo, enquanto outras enfatizaram o seu aspecto de multideterminação (Carr, 1981; Hannon & Daneman, 2001; Mauad, Guedes & Azzi, 2004).
Salientando o valor dos aspectos cognitivos, admite-se que uma nova informação adquirida pode ser usada produtivamente em outros contextos, oque exige que esse conhecimento esteja retido na memória. Estudos apontam que algumas pessoas são mais hábeis para reproduzir um texto, porém são inábeis para utilizar as informações contidas no texto para outros propósitos. Nesses casos, o conhecimento anterior ou prévio poderia explicar por que algumas pessoas compreendem mais rápida e eficazmente um texto do que outras (Kintsch 1988; Spires& Donley, 1998). As evidências sobre a relevância dos papéis da aprendizagem e da memória na compreensão de leitura têm sido obtidas por meio de estudos experimentais que demonstram que leitores com alto nível de conhecimento anterior têm uma performance melhor, em um texto, do que leitores com um baixo nível de conhecimento anterior sobre o assunto focalizado (Kintsch, 1994; Van Dijk &...
tracking img