Contrato psicológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
PROF: CREUTON CHARLES SANTOS
ALUNAS: ANDREIA REIS, GISELE SOUSA, VANESSA

1- DESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE É CONTRATO PSICOLÓGICO E QUAL AIMPORTÂNCIA?

É o processo de socialização nas organizações, em que o sujeito interage com pares e superiores hierárquicos, ajuda a formar expectativas e a aprofundar vínculos, em que está em jogo asexpectativas, percepções, promessas e obrigações e claro a satisfação de necessidades das duas partes.
Importância: "A quebra do contrato psicológico é o que faz as empresas perderem talentos.” Essaafirmação mostra o quanto nossas expectativas em relação à empresa que trabalhamos ao trabalho que desempenhamos, aos chefes a quem nos reportamos às pessoas com quem convivemos e produzimos e aosrecursos que dispomos para essa produção têm relação direta com as decisões que tomamos. Se a realidade não corresponde às expectativas e há a quebra do contrato psicológico, cresce a chance da quebra docontrato real de pessoal. Manter o equilíbrio entre expectativa e realidade é também uma forma de proteção à credibilidade da empresa.

2- QUE CONTRATOS PSICOLÓGICOS VOCÊ VIVE ATUALMENTE?Relação marido x esposa. Neste caso, entendo que há um comprometimento dos dois lados, pois crian-se vínculos e expectativas adquiridos perante lealdade e quantidade de tempo da relação.

3- ÀSVEZES UM INDIVÍDUO É DESCRITO “SEM PERSONALIDADE”. QUAL É O ERRO NESSA AFIRMAÇÃO? O QUE ELA REALMENTE SIGNIFICA?

Acontece que a sociedade, em geral, erra ao julgar quem tem ou não, personalidade.Julgamentos, muitas vezes, infundados, sem qualquer critério, simplesmente baseados em crenças, experiências pessoais e até pela força de expressão.
Personalidade, segundo o dicionário é o conjuntode traços psíquicos e emocionais que formam a totalidade de uma pessoa, diferenciando-a das demais. Portanto, dizer que alguém não tem personalidade não é correto, pois personalidade é o traço que...
tracking img