Contrato ed trabalho e contrato psicologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA
TRABALHO SENTIDO DOTRABALHO E CONTRATO PSICOLOGICO



GOIANIA-GO
OUTUBRO-2012
SENTIDO DO TRABALHO
Com a revolução burguesa e a industrial, o trabalho adquiriu outro sentido: continuou sendo um meio de sobrevivência para muitos, mas tornou-se um veículo para o reconhecimento da identidade social. Assim, nos sentimos mais ou menos aceitos socialmente de acordo com o cargo queocupamos.
O trabalho pode ser percebido como:
* Atividade útil
* Atividade com objetivo
* Associado ou não a trocas econômicas
* Prazer associado à sua execução
* Inserção social
* Socialmente organizado
O sentido do trabalho se altera novamente quando consideramos que as sociedades ocidentais são organizadas em torno do trabalho:
* Menos empregos estáveis e bemremunerados,
* Formas de gestão dominadas por preocupações financeiras, em detrimento da qualidade de vida no trabalho,
* Declínio da ética do trabalho (as pessoas se perguntam “por que trabalhar tanto se não consigo progredir e se não sou reconhecido?”),
* Sistemas de formação em crise (a educação brasileira é fraca),
* Os horizontes profissionais estão estreitos e
*Super-qualificação X trabalho abaixo da média.
As consequências dessa crise atingem diretamente a nossa qualidade de vida, da seguinte forma:
* Perda da auto-estima e de fontes de identificação,
* Destino profissional depende também de fatores externos,
* Desejos de identidade, de inserção social, liberdade e autonomia não desapareceram do indivíduo,
* Ambientes mais competitivos,
*Desintegração da vida familiar,
* Vínculos sociais superficiais,
* Repressão dos pensamentos e da imaginação e
* Comprometimento da criatividade e do envolvimento com as tarefas.
O trabalho começou quando o homem buscou a atender suas necessidades, sem trabalho competente a empresa perde para concorrentes (motivação ao funcionário), o trabalhador tem que ser estimulado e assim ele atenderá asnecessidades basicas de seus membros, o ambiente consiste em elementos que influenciam a maneira de funcionar.

CONTRATO PSICOLÓGICO
O termo contrato psicológico surgiu das práticas de terapia em consultórios de psicologia, nas quais pacientes e terapeutas estabelecem um contrato "necessário para assegurar para ambos o trabalho duro da terapia e que seja aceito pelas partes para que o trabalhoflua". Pelo fato de englobar principalmente questões problemáticas latentes e manifestas entre seres humanos, o termo contrato psicológico passou a ser utilizado também nas relações de trabalho que estão em curso para o atendimento dos objetivos comuns. Importa referir que o conceito de contrato psicológico teve uma evolução, não muito longa, que nos permite distingui-lo do contrato formal. Foireferido pela 1º vez por Argyris para descrever as relações existentes entre empregado e chefia para descrever as relações existentes no contexto fabril entre os empregados e a chefia direta.
O contrato psicológico consistia, assim, nas trocas verificadas na relação de trabalho entre a organização e o indivíduo, trocas estas que não estavam discriminadas no contrato formal, nem eram discutidasexpressamente. Em 1962, Levinson volta a utilizar este conceito, definindo-o como as expectativas recíprocas e implícitas entre a organização e o indivíduo. Esta definição acrescenta algo muito importante à definição de Argyris, dado que o contrato psicológico passa a definir-se por expectativas, e não por trocas, apenas.
Contrato psicológico é o contrato implícito, não formal, que ocorre, segundo apercepção do empregado, entre a organização e o funcionário, referente às promessas de direitos e obrigações de cada uma das partes. Trata-se de uma "crença acerca dos termos e condições de um acordo do qual o indivíduo faz parte" e tem por base as percepções e as crenças, por parte do empregado, acerca do que são as promessas de obrigações mútuas. Contratos psicológicos são classificados tendo...
tracking img