Contratar amigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia

Centro Educacional Leonardo da Vinci
Patos de Minas - MG
Aluno: Jonas P. M. Soares – 1m2
Professora: Selma

Tipos climáticos

* Clima equatorial:
Clima equatorial é dos tipos climáticos das regiões intertropicais utilizado no sistema de classificação do clima de Köppen, no qual é denotado pelo grupo Af, para classificar o clima das zonas geográficas caracterizadaspela elevada temperatura média do ar; entre 24º C e 27°C, com média mensal sempre superior a 18°C e pela alta pluviosidade (superior 2 000 mmde precipitação total anual e precipitação média mensal superior a 60 mm em todos os meses do ano).
A generalidade das regiões de clima equatorial encontram-se concentradas numa faixa de 5º de latitude em torno da linha do Equador, razão que justifica aatribuição da designação de equatorial dada ao tipo. A dinâmica da atmosfera nestas regiões é dominada pela presença da Zona de Convergência Intertropical e pelo predomínio de fenómenos do tipo convectivo, produzindo precipitação intensa em geral associada a trovoadas durante o período mais quente do dia (início da tarde). As elevadas temperaturas asseguram uma elevada evapotranspiração.
A convergênciados ventos alíseos, a elevada evaporação e as altas temperaturas, assegurando humidades absolutas elevadas, permitem o transporte atmosférico de grandes massas de vapor de água, assegurando que mesmo nas regiões continentais afastadas dos oceanos a humidade relativa do ar se mantêm elevada e a capacidade de geração de precipitação convectiva é elevada durante todo o ano. Nestas regiões é comum aprecipitação média anual situar-se entre 3 000 e 3 500 mm anuais, na sua quase totalidade de convectivas resultantes da presença sobre a região da célula de Hadley.

* Clima Tropical:
Clima tropical é a designação dada aos climas das regiões intertropicais caracterizados por serem megatérmicos, com temperatura média do ar em todos os meses do ano superior a 18 °C, não terem estação invernosae terem precipitação anual superior à evapotranspiração potencial anual.
Nas regiões de clima tropical a amplitude térmica diária é maior que a amplitude térmica anual da temperatura média, isto é, entre o mês mais quente e o mês mais frio do ano.
Os climas tropicais constituem a classe A da classificação climática de Köppen-Geiger, a mais conhecida em geografia e ecologia, sendo subdivididos daseguinte maneira:
* Af (clima equatorial, tropical de floresta ou equatorial húmido) — A precipitação média mensal é superior a 60 mm em todos os meses do ano. Estes climas são típicos de regiões próximas do equador, não tendo estações do ano. As regiões que apresentam este clima tem em geral fraca variabilidade da precipitação ao longo do ano, mas podem ocorrer dois máximos de precipitação,coincidentes com o período em que a Zona de Convergência Intertropical e a célula de Hadley associada estão centradas sobre a região durante a sua oscilação latitudinal anual. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Singapura, Belém do Pará e Cabinda.
* Aw/As (clima tropical de estações húmida e seca, tropical de savana, tropical com estação seca ou equatorial seco) — Grupo declimas megatérmicos com uma estação seca em que a precipitação média mensal é inferior a 60 mm em pelo menos um mês por ano. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Honolulu, Veracruz (no México) eTownsville (na Austrália). Estes climas subdividem-se em dois grupos:
* Aw — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais baixo e dias mais curtos (daí Aw, em que w éde winter, Inverno em inglês).
* As — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais alto e dias mais longos (daí As, em que s é de summer, Verão em inglês).
* Am (clima tropical de monção ou clima monçónico) — Climas com pelo menos um mês com precipitação inferior a 60 mm, caracterizados pela existência de monções às quais se associa o período de máxima precipitação. Nalguns casos, a quase...
tracking img