Contradições do nordeste

Páginas: 7 (1554 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
Desenvolvimento

O primeiro pensamento que se têm quando falamos em Nordeste é seca, escassez de água e de alimentos para uma população humilde, mal cuidada, etc. O que deveríamos ter em mente é que já não é bem assim há muito tempo. Se é que um dia o Nordeste pode ser realmente descrito com essa imagem abominável e preconceituosa.
O Nordeste tem os seus problemas, sim. É a região maispobre do Brasil, com os piores indicadores socioeconômicos de todo o país, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esses indicadores são mais graves nas áreas rurais e no sertão nordestino, que sofre com os longos períodos sem chuva, além das estiagens constantes. Setenta por cento de cerca de mil municípios com o menor índice de desenvolvimento humano do país estão em áreassemi-áridas ou sub-úmidas. Mesmo assim, não se pode afirmar que há uma relação direta entre a pobreza e o clima semi-árido da região, sendo que várias cidades nordestinas, bastante áridas, possuem um IDH maior que o de outras mais úmidas. De qualquer maneira, esses dados vêm se modificando consideravelmente.
Na verdade, o Nordeste é hoje a região que mais vem crescendo no Brasil, causando até o quepodemos chamar de “inversão migratória”, ou seja, agora são as pessoas de outras regiões que estão indo para lá, com a finalidade de conseguir maiores oportunidades para melhoras significativas na qualidade de vida. Hoje o povo do interior nordestino só sai de sua região por opção, não mais por necessidade. Agora eles encontram o que precisam onde vivem.
Para começar a falar sobre essa região decondições climáticas extremamente favoráveis e sobre o seu desenvolvimento monstruoso citemos então, sua economia: Baseada na agroindústria do açúcar e do cacau, a economia nordestina também abrange áreas como o petróleo, que é explorado no litoral e na plataforma continental, sendo processado na refinaria de Camaçari, também no estado da Bahia. O setor de turismo, por sua vez, tem demonstradogrande potencialidade de desenvolvimento na região e vem crescendo de forma considerável nesses últimos anos, apresentando assim, perspectivas otimistas para o futuro nordestino.
E foi passando de produtor de bens tradicionais a fabricante de produtos de base tecnológica, como aços especiais, automóveis, equipamentos para irrigação, software e produtos petroquímicos. Conquistou mercados e levouseus produtos para a mesa de americanos, europeus e asiáticos, entre eles soja, manga, uvas finas, acerola, melão e outras frutas tropicais produzidas na região nordestina.
Mas os reflexos dessa expansão permanente da economia estão ainda, infelizmente, nas grandes cidades nordestinas, concentradas, geralmente, no litoral. Deveríamos então, trazer esse desenvolvimento que vem se expandindotão incrivelmente para o interior do Nordeste também. Como dito anteriormente no desenvolvimento desse trabalho, eles se encontram confortáveis quanto a sua situação atual. Porém, não acredito que desfrutem dessa ‘evolução’ da mesma forma da população nordestina que habita o litoral.
Devemos considerar também que a má distribuição de renda, presente em quaisquer região do Brasil e de qualqueroutro país do mundo, mesmo os desenvolvidos, atinge a região. Além de fatores climáticos que podem prejudicar toda a região. Desastres naturais além de inusitados causam imensos estragos, prova disso foram as chuvas que danificaram toda a região Sudeste e a Sul do país.
O problema do Nordeste é, principalmente, sócio-político e não climático, como todos pensam. Lógico que já existe tecnologiacapaz de garantir o sucesso da atividade agropecuária e da exportação de produtos, além da produção dos mesmo para uso nacional. Poderiam haver, por exemplo, as agro-indústrias na forma de fazendas em meio ao interior nordestino. Assim, seriam administradas e desenvolvidas por profissionais, até por voluntários, com a reaplicação total dos lucros.
Mas é preciso muito mais que isso para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste
  • nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!