Contra o precobceito

634 palavras 3 páginas
A Importância de um trabalho educativo voltado para a superação de preconceitos
É claro o fato de que as diferenças são construídas socialmente. A sociedade que muita das vezes recebeu e recebem educação não voltada para o respeito das diferenças, mantém o preconceito aflorado dentro de si.
Uma criança ou adolescente cujo caráter está se formando, tem da educação escolar grande influência para a formação deste. É importante que no ambiente escolar seja percebido pelo aluno a existência de preconceitos e, que veja como é errôneo julgar uma pessoa por ser diferente e ainda perceber que o preconceito também pode atingi-lo. (supondo que o opressor seja “branco” e “gordo” e o oprimido seja “negro” e “magro”), o opressor pode ofender o oprimido pelo fato de ser “negro”, mas deve ter consciência de que pode ser ofendido pelo fato de ser “gordo”. Então o individuo deve se colocar no lugar da pessoa pela qual deseja agredir seja verbalmente ou fisicamente e fazer uma comparação de como se sentiria, como diz em 2001, Souza Santos em sua afirmação “Igualdade só existe quando há possibilidade de se compararem as coisas”. O aluno deve reconhecer no ambiente escolar a importância do respeito as diferenças etnias, classe sociais, orientações sexuais, culturas e demais.
Na sala de aula é onde mais se encontram pessoas de diferentes culturas, diversos estilos e etnias, sendo ali o local mais apropriado para que aprendam a respeitarem-se uns aos outros, promovendo diálogos entre ambos, para que se conheçam, troquem experiências e ainda se enriqueçam culturalmente, sendo esse dialogo exercido na sala de aula uma importante ação ao combate das identidades hegemônica.
No entanto a escola continua sendo um ponto de partida para grandes trocas de experiências. Experiências essas que, recoloca a cada instante a reprodução do velho e a possibilidade da construção do novo, não afirmando que tudo esta definido e completo. O fundamento da educação Para valores cabe aos pais aos

Relacionados