Contra cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contra Cultura
Na atualidade diversos eventos ganham os meios de comunicação com tamanha amplitude e evocam a atenção pública, pois remetem a movimentos de autodeterminação e contestação semelhantesàqueles vistos em outras décadas, como em maio de 68, levando em conta seus traços de semelhança ou afinidade. Tais movimentos trazem consigo uma contestação com relação a um estado de coisasvivenciado.
Convém destacar que para que algum produto cultural e, portanto, social adquira status de destaque na sociedade faz-se necessário que o mesmo adquira ressonância junto à sociedade e nessesentido não só às grandes corporações, mas também junto à massa, ao grande público e aos diversos setores componentes desta. E entendendo assim percebe-se que alguns desses produtos não podem serreconhecidos e encarados por parte de alguns setores como representativos desse segmento ou como algo passivo de ser visto ou tido como relevante. Trata-se basicamente do fato de que a sociedade é heterogêneaem sua composição, por assim ser determinados grupos podem não se afinar nem se identificar com determinadas demandas ou imposições sociais. Assim sendo, por meio de diversos canais de contestação ouformas de expressão tais segmentos demonstram sua visão de mundo, com o fim de chamar atenção para a não representatividade de suas demandas e necessidades.
Os movimentos que culminaram com omovimento denominado de Primavera Árabe nos servem de bom exemplo para pensar sobre essas transformações e questões postas na atualidade. A Primavera Árabe foi um movimento de contracultura, segundo o qual aspessoas que estavam insatisfeitas e rejeitavam os padrões da sociedade onde viviam começaram uma rebelião. Esse povo estava muito insatisfeito com sua condição de vida, com o desemprego, a injustiçapolítica e social de seus governos, a falta de liberdades e a falta de infra-estruturas em lugares onde todo o beneficio de economias em crescimento ficam nas mãos de poucos e corruptos. Primavera...
tracking img