Contos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Relato da Vivencia da Pratica de Estagio com Fundamentação Teórica.
O estágio II (fundamental I) foi realizado individualmente, pela acadêmica: Atacilia Cruz Soares Novaes, sendo instruído pela professora tutora Aide Mendonça, pedagoga e acompanhado pela professora titular da turma de 3° ano, Joselita, do CEMEB (Centro Educacional municipal de Educação Básica) Orlando Villas Bôas. Aintervenção ocorreu no período matutino nos dias: 27 (vinte e sete) de agosto a 14 (quatorze) de setembro de 2012, com o tema “Leitura, escrita e família: Conhecimento vai e vem”.
Partindo da necessidade de ampliação da leitura e escrita dos alunos, entendendo que essa pratica (leitura) é fator decisivo para que o individuo possa desenvolver suas potencialidades e capacidades para atuar na sociedade deforma critica e consciente. Aconteceram às observações necessárias para escolher a melhor forma de desenvolver o projeto com a turma citada acima. Sendo essas observações fundamentais, a partir daí vamos ter subsídios para criar o projeto, refletir sobre o que vimos e planejarmos de acordo com a real necessidade dos estudantes, pois segundo Madalena Freire (1996, pg. 11),
A observação avalia,diagnostica a zona real do conhecimento para poder, significativamente, lançar (casando conteúdos da matéria com conteúdos do sujeito, da realidade) os desafios da zona proximal do conhecimento a ser explorado. Então, observar significa olhar. Estar e permanecer desperto no entendimento da construção de sujeitos críticos e pensantes. Tal colocação se encaixa perfeitamente na unidade básica de ensinoescolhida para desenvolvimento do estagio II, talvez se não houvesse essas observações à escolha do projeto não seria adequada como foi, pois somente com as observações pode-se perceber que a leitura não tem sido vista como algo prazeroso e agradável, mas como obrigação, para cumprir solicitação feita por professor, principalmente na disciplina língua portuguesa.
Por isso, depois dessa fasepode-se perceber que é extremamente urgente, refletir sobre as atividades de leitura que vêm sendo realizadas em sala de aula, na tentativa de estimular nossos alunos, mostrando a importância da leitura, conscientizando-os do seu papel na sociedade, contribuindo, assim na formação de seres humanos mais expressivos e conscientes.
Percebendo também as dificuldades dos alunos em lerem e interpretarem umtexto, houve uma preocupação imediata em utilizar os mais variados textos, e principalmente permitir que eles escolhessem o que gostavam de ler, e compartilhassem isso com todos da turma, propor que eles lessem o que estavam em sua volta, como a expressão do rosto do colega ao lado ou o ambiente em que todos estavam, pois para Freire (1980), antes mesmo de aprendermos a ler as palavras nós jálemos o mundo. Ler as palavras é, portanto, também ler o mundo. E ler o mundo é transforma-lo com as armas da crítica, da consciência e da ação.
E com base em todos os apontamentos realizados, o projeto proposto quis unir pais e filhos de forma que aprendesse a importância da leitura, no entanto de uma maneira agradável e prazerosa, pois quem ler por obrigação não vai compreender nada do que estáali no papel, somente decodificara o que esta escrito e sabemos que leitura sem compreensão não é leitura, porque não há interação entre leitor e texto lido. O grande Paulo Freire já dizia:
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do textoa ser alcançada por sua leitura critica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
Com base nos pensamentos de grandes teóricos, o projeto “Leitura, escrita, e família: Conhecimento vai e vem” começou a ser desenvolvido para agregar valores e conhecimento, além de aproximar pais e filhos mostrando que com o auxilio dos pais a aprendizagem sobressai e sentimentos perdidos...
tracking img