Contos infantis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho se concretizou mediante pesquisas descritivas e explicativas, limitando-se a pesquisas bibliográficas, mostrando o que é um conto de fadas como também se observou nos mesmos, a visão do mundo mágico, deixando de ser exclusividade das crianças, para ser assumida pelo adulto, levando em conta a riqueza de seus conteúdos que juntam emoção e intelecto. Logo,através desta pesquisa foram analisada a historia da chapeuzinho vermelho ligada à leitura infantil, a partir da qual, enfatiza a importância que exercem na criança na faze pré-escolar. Tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Os contos também conseguem deixar fluir o imaginário e leva a criança a ter curiosidade, que é logo respondida no decorrer dos contos,onde elas podem sorrir, divertir-se com as situações vividas pelos personagens e com a ideias dos contos e se sentir-se também parte da historia, com momentos de humor, brincadeira e aprendizado.
Assim, a suprema importância dos contos de fadas para as crianças em crescimento, reside em algo mais do que ensinamentos sobre as formas corretas de se comportar, eles são terapêuticos, porque o pacienteencontra sua própria solução através da contemplação do que a “estória” parece implicar acerca de seus conflitos internos neste momento da vida. Então, vista a necessidade de escolher diante tanta oferta em literatura a mais criativa e eficaz na alfabetização, a indicada vem a ser os contos de fadas, os quais, tratam de problemas humanos universais como, por exemplo, a solidão e a necessidade deenfrentar a vida por si só, mas de uma maneira simbólica.

2. CONCEPÇÕES TEÓRICAS

BETTELHEIM, no Livro A psicanálise dos Contos de Fadas relata e explica através dos contos o impacto psicológico de situações em acontecimentos onde envolvam a criança e de dar respostas comportamentais e mostrando a visão infantil a cerca de determinados assuntos. Com essas relações ela tenta passar para acriança ensinamentos para as resoluções de problemas, seu desenvolvimento com inclusão a realidade que as rodeia, pois, ele transmite que além de entreter a criança, os contos possuem princípios de importante relevância para a mesma. Aborda que através de um conto que aparentemente está cercado de imaginação, ou uma história não real, onde predominam o maravilhoso pode estar de modo disfarçado ossentimentos que cercam o interior da criança, como o sentimento de raiva ao ser abandonado pelos pais ou na possibilidade de vencê-los em esperteza, passando para a criança mensagens importantes para sua vida, como nunca desistir perante aos obstáculos por mais que no início pareçam difíceis.
Com relação aos personagens nos contos de fadas e também nas fábulas são perceptíveis característicaspeculiares às crianças como a imaturidade e a maturidade destes mostrando a capacidades de controle das emoções ou ser racional. É interessante destacar a visão de anulação dos contos de fadas pelos pais que fecham a visa do que está intrínseco nos contos, escondendo ou não acreditando neles tirando muitas vezes da criança o desejo de sonhar. Todas as histórias possuem suas características na fantasiacomo a visão do herói que sempre se dá bem no final e o castigo que ocorre com os mau. No conto da Chapeuzinho Vermelho é abordado a inocência da pequena menina. Ao visitar a sua avó, vai pelo bosque e o lobo com sua personalidade frustrada e mal estruturada que acaba engolindo a menina e a vovó, que para a alegria das crianças são retiradas da barriga do lobo, ensinando a criança a obedecer a seuspais e a serem cuidadosos não seguindo por caminhos que podem ser perigosos. Os contos de fadas nesta perspectiva passam ensinamentos de extrema importância para as crianças mostrando conflitos ocultos e também problemas relacionados aos pais. Todavia, dá para notar a importância dos contos de fadas para a demonstração dos sentimentos infantis para encontrarem e formarem suas identidades seu...
tracking img