Contos gauchescos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5º Simposio de Ensino de Graduação

A LITERATURA CONTEMPORÂNEA: O HERÓI PROBLEMÁTICO NA OBRA “UM COPO DE CÓLERA” DE RADUAN NASSAR

Autor(es) MARIA APARECIDA DE MORAES PIVETA

Orientador(es) Vadinea Aparecida Detoni Corbini

1. Introdução Sabemos que o século XX foi marcado por inúmeros acontecimentos, que contribuiram para a consolidação definitiva da emancipação das Letras e das Artesbrasileiras. Logo, podemos observar nesse período uma abertura para as vanguardas e muitas mudanças, inclusive o impulso das rupturas. A partir disso, há o surgimento da configuração do herói problemático. O presente trabalho realizou-se em cumprimento à disciplina de Literatura Brasileira III, oferecida ao 7º Semestre de Letras Licenciatura em Português da Universidade Metodista de Piracicaba eministrada pela Profª Vadinea Ap. Detoni Corbini. Dessa forma, nosso objeto de estudo é a obra literária Um copo de cólera do autor contemporâneo Raduan Nassar. Seu embasamento teórico encontra-se sobretudo em Coelho (1974), Bosi (1980) e Oliveira (2002).

2. Objetivos Esse trabalho tem como objetivo analisar a obra Um copo de cólera de Raduan Nassar considerando as características do século XX, emespecial o herói problemático, e a temática que envolve os sentimentos da paixão e da cólera.

3. Desenvolvimento Com base na característica do herói, é que nessa análise, observamos que a organização da obra Um copo de cólera, ou seja, a estrutura da narrativa se organiza em 7 capítulos, sendo o 1º e o 7º constituídos pelo mesmo título: A CHEGADA. Verificamos também, que a narrativa revela atransfiguração do personagem (ELE) em herói problemático.

4. Resultados

1/3

A presente análise nos mostra uma construção narrativa circular, ou seja, o fato de existirem duas chegadas, uma no início e outra no fim, quer dizer que não há um fechamento total do texto, o que existe é um deslineamento da narrativa, e um processo de espelhamento ou jogo de espelhos das vozes narrativas. Osfatos de podermos ler em círculo e também o espelhamento que ocorre com as vozes narrativas se comprovam, uma vez que A CHEGADA inicial traz como narrador a personagem ELE, isto é, o narrador-personagem é um homem não nomeado, apenas designado pelo pronome ELE, enquanto que A CHEGADA final evidencia como narrador a personagem ELA, isto é, uma mulher não identificada com quem o personagem masculinodesignado ELE mantém uma relação e um diálogo no texto. Notamos também, que o capítulo inicial denominado A CHEGADA remete a um tempo presente, conforme podemos comprovar com a seguinte passagem da obra: “ E quando cheguei à tarde na minha casa lá no 27, ela já me aguardava andando pelo gramado, veio me abrir o portão pra que eu entrasse com o carro, e logo que saí da garagem subimos juntos a escadapro terraço, (...)” (p. 9). Por sua vez, o capítulo final intitulado A CHEGADA remete a um início possível, visto que a narrativa a partir daquele momento (A CHEGADA) se inicia pelo ponto de vista da personagem feminina, ou seja, os acontecimentos passam a ser narrados pela mulher, até então, designada pelo pronome ELA. Para comprovar essa afirmação, recorremos a seguinte passagem da obra: “ Equando cheguei na casa dele lá no 27, estranhei que o portão estivesse ainda aberto, pois a tarde, fronteiriça, já avançava com o escuro, (...) , e só fui cruzar o corredor pr’ eu alcançar a porta ali do quarto, (...) ele dormia, não era a primeira vez que ele fingia esse sono de menino, (...) fui tomada de repente por uma virulenta vertigem de ternura, tão súbita e insuspeitada, que eu mal continhao ímpeto de me abrir inteira e prematura pra receber de volta aquele enorme feto.” (p. 74 – 76). Já os capítulos 2, 3 e 4 envolvem o sentimento da paixão e consequentemente a temática do erotismo, uma vez que os próprios títulos dos capítulos citados acima apresentam locais, ações e tempos em que acontecem os momentos eróticos da narrativa: NA CAMA (cap. 2); O LEVANTAR (cap. 3) e O BANHO (cap....
tracking img