Contos de fadas

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
Os contos de fada são a fórmula mágica capaz de envolver a atenção das crianças, despertando-lhes sentimentos e valores intuitivos, que clamam por um desenvolvimento justo, tão pleno quanto possa vira ser, o do prestigiado intelecto. Em essência, os contos de fada podem ser vistos como pequenas obras de arte, capazes de envolver as crianças em seu enredo, de instigar a mente e comovê-las com asorte de seus personagens. Causam impactos no psiquismo porque tratam das experiências cotidianas, e permitem que as crianças se identifiquem com as dificuldades ou alegrias de seus heróis, cujosfeitos narrados expressam, em suma, a condição humana frente às provações da vida. Neste processo, cada criança representa suas próprias lições dos contos de fadas, que ouve sempre conforme ao seu momentode vida, e extrai das narrativas, ainda que inconscientemente, o que de melhor possa aproveitar para aí ser aplicado.
As histórias de fada atuam então, no emocional da criança e sua contribuição estáem auxiliá-la a tomar decisões para a sua independência, acomodar os seus sentimentos de ambivalência, e lhe dar esperanças que seus esforços poderão lhe conduzir a um final feliz. Oferecendosignificado em tantos níveis diferentes enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.Para as crianças estes contos são muito mais significativos que outros quaisquer, pois são plenos de significados, com estruturas simples, histórias claras e personagens bem definidos em suascaracterísticas pessoais (facilitando a identificação deles em bom ou mau, feio ou bonito etc.), e assim atingem a mente da criança, estimulando sua imaginação, como nenhum outro tipo de literatura talvezseja capaz de fazer, além de facilitar a expressão de idéias.
Os contos de fadas lidam com problemas universais, atacam idéias preconcebidas e defendem causas perdidas. Analisando a questão desse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contos de fadas
  • Contos de fadas
  • Conto de fada
  • Contos de Fadas
  • contos de fadas
  • Conto de Fada
  • O que é conto de fadas?
  • contos de fadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!