Contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dany_Sorriso
-------------------------------------------------
sábado, 19 de fevereiro de 2011
* PESQUISA PARA O TCC SOBRE CONTOS DE FADA ... SÓ MAIS 4 MESES....E FIM!! YUPIII...!!

Literatura infantil: contos e mitos
Para falarmos sobre a influência da literatura infantil na construção de valores e seu papel na constituição da personalidade consideramos relevante fazermos uma pequena introduçãosobre a sua origem destacando os Contos de Fadas e os Mitos.
Segundo Góes (1991) a literatura infantil tem sua origem na chamada Idade Oral do Mito. Onde, através da oralidade, as tradições dos antepassados – lendas, fábulas, mitos – eram transmitidas pelas “amas de leite” e pelos educadores às crianças.
Os mitos nasceram da necessidade do homem explicar a si mesmo o mundo e os fenômenos, sendoque estes, em sua grande maioria, sobre a figura de deuses, se constituindo assim o primeiro estágio da arte de se narrar. Possui caráter pessimista e na grande maioria das vezes tem um final trágico.
Os Contos são uma evolução do mito, suas principais características são a presença do maravilhoso e de poucos personagens, onde estes possuem a sua característica principal elevada. Por exemplo: ou sãomuito bons ou muito maus, muito feios ou muito bonitos.
Góes(1991)  relata que os primeiros contos datam da idade média  (Séc. V ao Séc. VX). Dentre os grandes escritores destes contos podemos citar: La Fontaine, que se destaca por suas fábulas; Hans Christian Andersen com sua obra mais famosa “O Patinho Feio”; Lewis Carrol e sua “Alice no país das maravilhas”; Jacob e Wilhelm Grimm, maisconhecidos como os irmãos Grimm e seus contos maravilhosos.
Até o século XIX a escola praticamente não existia, assim como não havia formação de professores e nem mesmo livros de textos para a sala de aula.
No Brasil, com a vinda de Dom João VI, se abriram novos horizontes para a educação, mas a literatura só começou a se esboçar nos fins do século passado, quando a preocupação com a educação e com acriança se tornou uma realidade. Daí então as leituras para as crianças, os contos maravilhosos, a literatura de ficção começaram a ser adaptados ao gosto infantil para distrair e instruir, e a criança passou a ser preocupação constante de psicólogos, pedagogos e mestres.
O primeiro livro infantil foi publicado por Alberto Figueredo Pimentel Os Contos da Carochinha e depois veio os Contos daBaratinha que encantaram o público infantil. Mas, sem a menor sombra de dúvidas, o clássico da literatura infantil é Monteiro Lobato que tinha como fonte de inspiração a própria criança. Sua principal obra é o Sitio do Pica-pau Amarelo no qual ele combina a realidade e a fantasia girando em torno do bem supremo que é a liberdade.
Depois de Lobato houve uma eclosão de criatividade de vários autores, dentremuitos, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Eva Furnari e alguns escritores cearenses como Elvira Drummond, Fabiano dos Santos, Horácio Dídimo, Rachel de Queiroz e outros que nasceram no dia-a-dia.
A literatura infantil tem o objetivo central de atrair o pequeno leitor para o processo de descoberta do mundo, levando-o a participar do ato de leitura, da realidade e da imaginação oferecendo-lhehistórias vivas e bem humoradas que buscam diverti-los e ao mesmo tempo torná-los conscientes de si mesmos e do mundo com quem devem entrar em relação dinâmica e afetiva.
Diante do exposto podemos observar de perto todos estes fatores através das atividades que propomos a essa turma do 4º ano.
2 – Experiências e vivências: trabalhando valores humanos
Na atual conjuntura da nossa sociedade, o crescenteaumento da violência e a distorção de valores humanos – amor, respeito, solidariedade – no levam a refletir sobre a necessidade de se trabalhar os referidos valores na escola, onde a criança passa boa parte de sua vida.
Várias iniciativas são elaboradas buscando trabalhar um cultura de paz nas instituições escolares. Como por exemplo o Programa Vivendo Valores na Educação (VIVE), que de acordo com...
tracking img