CONTORLADORIA

1234 palavras 5 páginas
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE A CONTROLADORIA

- Função da Controladoria visão informação decisão.

- Toda e qualquer ciência possui uma representação – a representação utilizada é fundamental, porque é dela que decorre a natureza das informações que irão constituir o modelo decisório. Modelo com a qual vai trabalhar Vai dar base às decisões

Sendo assim a seqüência completa é: representação informação decisão.

- Cada modelo tem uma representação mais ou menos simplificada da realidade – que deverá espelhar informações relevantes e suficientes para a tomada de decisões. Quanto maior for a complexidade maior será o número de fatores ou variáveis que estarão influenciando o estado final das variáveis resultantes. Nada mais perigoso para um tomador de decisão do que trabalhar com um modelo imperfeito (Pois não espelham a realidade tornam-se obsoletos).

Como seria o modelo contábil-financeiro? Podem evoluir, não só representando melhor uma realidade mais complexa através da incorporação de novas variáveis explicativas, mas permitindo ao tomador de decisões a oportunidade de simular ou projetar dinamicamente possíveis estados ou resultados futuros.

Mas porque o modelo contabil-financeiro precisaria evoluir?

Séc.XV – a partir do nascimento da revolução industrial, o primeiro sistema de custos foi criado para que houvesse uma compreensão dos recursos que estavam sendo empregados nos produtos das novas fábricas.

No séc.XIX, a invenção da estrada de ferro e do telégrafo encorajou a dispersão das atividades econômicas, fazendo com que novos indicadores contábeis-financeiros fossem usados para avaliar o desempenho de cada

Relacionados