Conto

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Conto


O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, pontode vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenasum clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.
Diálogos
Os diálogos são de suma importância; sem eles não há discórdia,conflito, fundamentais ao gênero. A melhor forma de se informar é através dos diálogos; mesmo no conto em que o ingrediente narrativo seja importante. "A função do diálogo é expor." (Henry James,1843-1916).
Em alguns escritores o diálogo é uma ferramenta absolutamente indispensável. Caio Porfírio Carneiro, por exemplo, chega ao ponto de escrever contos compostos apenas por diálogos, sem que, emnenhum instante, apareça um narrador. Considerado mestre e maior escritor brasileiro na arte de escrever diálogos é Luiz Vilela, autor inclusive de um romance, Entre amigos, de 1984, escrito somente comdiálogos, sem presença de narrador, didascálias ou verbos dicendi. Outro exemplo são as 172 páginas de Trapiá, um clássico da década de 1960 de Caio Porfírio Carneiro, na qual há apenas seis páginassem diálogos.
Vejamos os tipos de diálogos:
Direto: (discurso direto) as personagens conversam entre si; usam-se os travessões. Além de ser o mais conhecido é, também, predominante no conto.Indireto: (discurso indireto) quando o escritor resume a fala da personagem em forma narrativa, sem destacá-la. Vamos dizer que a personagem conta como aconteceu o diálogo, quase que reproduzindo-o. Essasduas primeiras formas podem ser observadas no conto "A Missa do Galo", Machado de Assis.
Indireto livre (discurso indireto livre) é a fusão entre autor e personagem (primeira e terceira pessoa da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conto
  • conto
  • Quem sou eu conto
  • Conto
  • o conto
  • Conto
  • Conto
  • Um conto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!