Conto "lamas e folhas", moreira campos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente trabalho é referente ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tendo como tema a análise do conto “Lama e folhas” de Moreira Campos. Onde é destacado e dissertado sobre os elementos da narrativa: O enredo sublinhando suas partes e verossimilhança; os tipos de tempo; diferenciação entre espaço e ambiente; análise das personagens quanto ao papel desenvolvido no enredo equanto suas características; foco narrativo; tipos de linguagens presentes no conto e seu tema; assunto e mensagem.

A definição do tema deste TCC partiu da observação feita na disciplina de Estágio Supervisionado II, realizada na EEFM João Mattos, na sala do 2º ano do Ensino Médio, onde ficou claro a carência dos alunos em relação a disciplina de literatura (não existente na escola).Baseando-se no texto do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) da Língua Portuguesa, onde disserta da importância de trabalhar com diferentes tipos de textos de preferência de autores renomados, para que os alunos possam aprender os recursos de escrita por eles utilizados e resolver outras problemáticas de escrita. Também foi a partir desse texto a escolha do autor do conto a ser analisado, MoreiraCampos, que por ser um escritor contemporâneo cearense de grande valor deve ser analisado nas escolas, pelos alunos, afim de que conheçam seus textos e o modo que o autor os trabalha. Enriquecendo-os sobre a literatura cearense.

O embasamento teórico desse trabalha se faz através da professora Cândida Vilares Gancho, com seu livro “Como analisar narrativas; de João Batista Cardoso, livro “Teoria eprática de leitura, apreensão e produção de texto”; de Samira Nahid de Mesquita, em “O enredo” e Anatol Rosenfeld, em “A personagem da ficção”.













1. ENREDO

É o conjunto de acontecimentos, ou seja, uma seqüência de fatos que vão construindo o corpo da narrativa.



A palavra enredo pode assumir [...] algumas variações de sentido, mas não perde nuncao sentido essencial de arranjo de uma história: a apresentação/representação de situações, de personagens nelas envolvidos e as sucessivas transformações que vão ocorrendo entre elas, criando-se novas situações, até se chegar à final – o desfecho do enredo. Podemos dizer que, essencialmente, o enredo contém uma história. É o corpo de uma narrativa. (SAMIRA NAHID DE MESQUITA-1994)



1.1.RECONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA



O narrador personagem João Sampaio inicia o conto relembrando o dia do nascimento de seu primeiro filho homem, após já ter cinco filhas mulheres, relatando sua felicidade diante de tal acontecimento.

Relembra também, sua repulsa pelos estudos na infância, sua adolescência “de farras”, o namoro e o casamento com Marta ( não aprovado pelos pais dela) equando se estabeleceu financeiramente dando um desfalque na empresa que trabalhava.

João conta que seu filho Eduardo já está com cinco anos e o quanto eles são inseparáveis. Marta reclama da diferença que ele faz entre os filhos, por ficar clara a sua preferência pelo menino.

Sampaio compra um sitio num pé de serra, onde há uma piscina ainda suja “lama, folhas, lodo agarrado àspedras”. Fala do entusiasmo do filho para aprender a nadar e das brincadeiras deles no sítio. Ele se esquece do menino “por duas horas” por estar preocupado com a dívida de um negociante que se encontra à beira da falência , quando Marta dá por falta da criança. O marido lembra-se da piscina mas tenta afastar o pensamento. Procuram Dudu por todo sítio e João manda o empregado mergulhar na piscina,mas sugerindo-lhe que não encontre seu filho, mas apenas lama e folhas.

Porém, o menino é encontrado afogado. O texto termina com João delirando, pela dor da perda do filho, ouvindo vozes (as suas conversas com o menino), pensando em fechar o negócio e vender o sítio por ter a certeza que não saberá “trilhar os mesmos caminhos”.



1.2 VEROSSIMILHANÇA

A verossimilhança tem o...
tracking img