Conto Feliz Aniversário, Claricie Lispector

802 palavras 4 páginas
A escolha do conto: Escolhemos o conto por que apreciamos as obras feitas pela autora. Através de indicações e de acordo com sua popularidade podemos concluir essa escolha.
Bibliografia: Clarice Lispector (1920-1977) foi escritora e jornalista brasileira. Clarice Lispector (1920-1977) nasceu em Tchetchelnik na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Sua família veio para o Brasil em março de 1922, para a cidade de Maceió, Alagoas. Em 1925 muda-se para a cidade de Recife onde Clarice passa sua infância no Bairro da Boa Vista. Aprendeu a ler e escrever muito nova. Estudou inglês e francês e cresceu ouvindo o idioma dos seus pais o iídiche. Com 9 anos fica órfã de mãe. Em 1931 ingressa no Ginásio Pernambucano, o melhor colégio público da cidade.
Em 1937 muda-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no Bairro da Tijuca. Ingressa no curso de Direito. Com 19 anos publica seu primeiro conto "Triunfo" no semanário Pan. Clarice Lispector sofre várias queimaduras no corpo e na mão direita, quando dorme com um cigarro aceso, em 1966. Passa por várias cirurgias e vive isolada, sempre escrevendo.
Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro em 9 de dezembro de 1977. de câncer no ovário e foi enterrada no cemitério Israelita do Caju.
Tipo de texto do Conto: Narrativa e descritiva.
Tempo: Cronológico.
Espaço: Apartamento de Zilda, filha da aniversariante.
Personagens: Dona Anita, Zilda, a nora de Olaria, a nora de Ipanema, netos e bisnetos de Dona Anita, Cordélia, José, Manoel, Rodrigo e Dorothy.
Conflito: Durante o conto, a família vive em conflito. as rixas entre noras as diferenças econômicas revelam os conflitos familiares.
Clímax: O clímax da história se dá quando Dona Anita, insatisfeita com o caráter de seus filhos e netos, pronuncia inesperadamente uma frase de ofensa à família.
Desfecho: Em “Feliz Aniversário”, observa-se um desfecho realista que não aponta para uma saída explícita e o silenciamento conduz à ideia de que ele se perpetuará até

Relacionados