Continentes e oceanos - conteúdo

CONTINENTES

São as massas terrestres contínuas mais extensas da Terra. Um continente se distingue de uma ilha ou de uma península pelo seu tamanho, estrutura geológica e evolução. Os continentes são: América, África, Antártida e Oceania, Eurásia às vezes, Europa e Ásia são separadas, transformando-as assim em 2 continentes distintos.
Continente Área (km²) 

América 42.101.000 
Europa10.359.000 
Oceania 8.935.000
Antártida 14.200.000 
África 30.310.000 
Ásia 44.080.000


América
Segunda maior massa continental isolada da Terra. É dividida em três grandes territórios: América do Norte, América Central e América do Sul, tem uma extensão de 42 milhões de km² e mais de 650 milhões de habitantes. 

É cortado pela linha do Equador, pelo Trópico de Capricórnio ao sul e peloTrópico de Câncer ao norte e o Círculo Polar Ártico em sua parte setentrional. Localiza-se ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste do Oceano Pacífico

Europa
É um dos seis continentes do mundo, embora só seja realmente a parte ocidental do continente Eurásia. A sua extensão é de 10.359.358 km², aproximadamente. 

Uma das maiores características do continente Europeu é sua massa continentalmuito fragmentada, algumas penínsulas e um grande número de ilhas próximas à costa. Ao norte o oceano Glacial Ártico, o mar do Norte e o mar Báltico; sobre o mar Cáspio ao sudeste, sobre o mar Negro e o mar Mediterrâneo, ao sul, e sobre o Oceano Atlântico a oeste.

Oceania (conhecido também como continente australiano).
É o menor dos continentes, mas tem uma área superior ao território brasileiro.Praticamente o território do continente é constituído pela Austrália. Situa-se no hemisfério sul, na latitude do Trópico de Capricórnio e é banhado pelo Oceano Índico a Oeste e pelo Oceano Pacífico a leste.

Antártida
O quarto maior continente situa-se quase totalmente no sul do círculo polar antártico. Sua extensão é de 14,2 milhões de km² no verão. Durante o inverno, dobra de tamanho devidoao grande volume de gelo marinho que se forma em sua volta.

Mais de 95% da Antártida é coberta por gelo, que contém cerca de 90% de toda a água doce do mundo. É banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e Índico.

África
O terceiro maior continente da Terra ocupa, com as ilhas adjacentes, uma superfície de cerca de 30.310.000 km² ou 22% do total da massa terrestre. 

Apresenta-se isoladoartificialmente da Eurásia pela abertura do Canal Suez. È cortado pelo Trópico de Câncer ao norte e pela linha do Equador ao centro trópico de Capricórnio ao Sul.
Ásia
A sua extensão é de 44.080.000 Km², isto é, um terço da superfície terrestre. Seus habitantes representam três quintos da população mundial. 

É cortado pelo Glacial Ártico e ao sul pelo Índico. Situada quase totalmente nohemisfério norte, ao norte o Oceano Glacial Ártico, a leste, com o oceano Pacífico, ao sul com o oceano Índico.

OCEANOS

Os oceanos são grandes extensões de água salgada que ocupam as depressões da superfície terrestre. A ciência que se ocupa do estudo dos oceanos e suas características é a oceanografia.
A teoria do surgimento dos oceanos está ligada à formação da atmosfera no período pré-cambriano.Neste período o planeta estava muito quente e o vapor d'água presente na atmosfera deu origem a grande quantidade de chuvas que se acumularam nas áreas mais baixas do relevo.

Importância dos oceanos
Os oceanos são importantes para o planeta, neles se originou a vida. Eles são os grandes produtores de oxigênio (as microalgas oceânicas), regulam a temperatura da Terra, interferem na dinâmicaatmosférica, caracterizam tipos climáticos.
Além disso, a maior parte da população mundial mora junto ao litoral. O mar é uma importante via de transporte. Sua biodiversidade é equivalente à de ecossistemas terrestres. Além disso, é uma fonte de extração de minerais e destino dos que buscam turismo e lazer.

Os cinco oceanos
Embora sejam interligados, os oceanos não realizam grande troca de...
tracking img