Continente europeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Geografia
Trabalho
De
Geografia

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Aluna: Francielly Antunes da Silva
Série: 2º Ano E Nº: 14
Professor: Wilson Matéria: Geografia

Continente
Europeu
Continente
Europeu


Índice

Introdução _____________________________________ 4
Desenvolvimento ________________________________ 5 a 8
Conclusão______________________________________ 9

Introdução

A Europa é um continente que engloba aproximadamente 50 países. Desses, a maioria são países constitucionais, apresentando também algumas monarquias constitucionais, como: Reino Unido, Noruega, Suécia, Espanha, Países baixos.

Desenvolvimento
Como todo continente, a Europa apresenta diferenças políticas econômicas e étnicas. Podemos então dividir a Europa, emregiões segundo sua distribuição no espaço e suas características econômicas.
EUROPA OCIDENTAL (EUROPA DO OESTE): abrange os países banhados pelo atlântico (Reino Unido, Irlanda, França), os países que se ligam ao atlântico através do Mar do Norte (Países Baixos, Bélgica, Alemanha), e outros que não tem saída para o mar, mas faz parte da região devida sua localização espacial (Áustria, Suíça,Luxemburgo e Liechtenstein). É a região mais desenvolvida da Europa.
EUROPA SETENTRIONAL (EUROPA DO NORTE): engloba a península escandinava (Noruega e Suécia), além de Finlândia, Islândia e a península Jutlândia (Dinamarca). Também fazem parte desta região os países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia). É a região mais fria da Europa divido a sua localização no globo.
EUROPA CENTRO ORIENTAL (LESTEEUROPEU): engloba os países socialistas do leste europeu e as repúblicas que constituíam a antiga união das repúblicas socialistas soviéticas.
EUROPA MERIDIONAL/MADITERRÂNEA (EUROPA DO SUL): corresponde aos países situados no sul europeu, e em sua maioria banhados pelo mar mediterrâneo. Portugal é o único país de região que não é banhado pelo mar mediterrâneo. É uma região de forte influênciahistórica.
O continente europeu apresenta uma grande diversidade étnica e cultural. As diferenciações étnicas e culturais são uma das principais causas de conflitos entre os países não só europeus, mas de todo o mundo. Obviamente, a intensidade e a colocação desses conflitos na sociedade estará presa ao conjunto de etnias que estão envolvidas no conflito, e também a região dos conflitos. Atualmente, asquestões econômicas superam as questões políticas e culturais como principais causas de conflitos no mundo.
A Europa situa-se, sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no hemisfério norte e maior parte no oriente (leste). É cortada no extremo norte da península escandinava pelo círculo polar ártico.
Nela está situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo oplaneta. A Europa forma com a Ásia um grande continente a EURÁSIA, pois se limita com a Ásia pelos montes Urais (formados por formações antigas).
O relevo da Europa é formado principalmente por montanhas e planícies. Predomina áreas com menos de 200 metros de altitude.
MONTANHAS:
Formações antigas: predominantemente na região norte (península escandinava) e no leste. São formações antigas e porisso, já sofreram muito desgaste pelos fatores externos (chuva, vento, neve, etc.), sendo assim apresentam altitudes mais modestas e são estáveis geologicamente, ou seja, não apresentam movimentação tectônica. São formações cristalinas
Formações recentes: são também chamadas de dobramentos modernos. São instáveis geologicamente, sendo possível a atividade tectônica, com vulcanismo e terremotos. Sãoformações mais recentes e pouco desgastadas pela erosão, por isso, apresentam altitudes mais elevadas. Estão localizadas ao sul do continente europeu.
PLANÍCIES: é a estrutura de relevo que mais se destaca no continente europeu. São predominantemente formadas por bacias sedimentares fluviais, ou seja, que sofreram sedimentação dos rios. Elas facilitam os transportes fluviais e são áreas muito...
tracking img