continente europeu quadro natural e problemas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1397 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Europa é um continente de paisagens diversificadas, cada qual envolvendo tipos específicos de atividades econômicas e um modo de vida particular. Seu acelerado desenvolvimento industrial acarretou problemas ambientais com os quais os governos se defrontam, buscando meios de resolvê-los.
O relevo: mais de 75% das terras européias são planas. Em seu relevo, distinguem-se três unidades.a.Maciços antigos: montanhas muito antigas, que se situam no norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os Montes Urais – que separam a Europa da Ásia, a leste – e os Alpes Escandinavos.
b.Planícies centrais: localizadas na região central, possuem terras muito férteis.
c.Cordilheiras recentes: montanhas jovens e de elevada altitude: os Pirineus, os Cárpatos, os Apeninos, os Bálcãs e aCadeia do Cáucaso.
Outra característica física que se destaca na Europa é seu aspecto recortado e irregular, devido ao grande número de penínsulas e arquipélagos e aos mares interiores.
O clima e as paisagens: tomando como base os aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões européias com características climáticas e formações vegetais bem definidas.
a.Europa do norte: nas latitudessuperiores a 60° N, predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra.
b.Europa das planícies: destaca-se o clima temperado – oceânico e continental – que ocorre de maneira distinta no litoral e no interior. O primeiro é caracterizado por temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. O segundo é mais seco que o oceânico e apresenta grandes variaçõesde temperatura. A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias.
c.Europa do sul: as terras voltadas para o Mar Mediterrâneo apresentam médias térmicas mais altas da Europa , com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem aVegetação Mediterrânea. Também é a região das cadeias montanhosas, marcadas pelo clima frio de alta montanha e pela Vegetação de altitude.
Entre os fatores que influenciam o clima, podem ser citadas a latitude, a altitude as correntes marítimas e a maritimidade. Na Europa, em razão das altas latitudes, predominam os climas frios.
A maritimidade e a expansão econômica-cultural
Os continentes seaquecem e se resfriam mais rapidamente que os oceanos, as águas conservam o calor por muito mais tempo. Disso resulta a maritimidade, que é a influência da proximidade do mar no clima de uma região.
A maritimidade explica as temperaturas amenas nas áreas litorâneas da Europa, mesmo em altas latitudes, assim como a presença de solos mais úmidos. Essas condições naturais facilitaram o povoamento eo desenvolvimento de atividades econômicas no continente europeu. A proximidade em relação ao mar também foi importante para a difusão da cultura e da economia européias, por meio da navegação.
A hidrografia
A rede hidrográfica européia é muito densa e apresenta numerosos cursos d’água. Seus rios e mares possibilitam diversas formas de aproveitamento das águas, como produção de energia,irrigação, comércio e navegação. Além disso, constituem importantes eixos de integração entre os países do continente europeu.
Os problemas ambientais
Apesar de os governos e as organizações internacionais terem criado esquemas de controle para diminuição de danos ao ambiente – como a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, a proibição da gasolina com chumbo e da fabricação de CFC - , os problemasambientais são uma questão com a qual europeus terão de se preocupar cada vez mais.
Reciclagem obrigatória
Na Alemanha e em outros países europeus, é obrigatória a reciclagem dos resíduos sólidos de vidro, papel, plástico e metal. As embalagens feitas com seus produtos contêm uma indicação - o selo Ponto Verde – de seu caráter reciclável. Em muitas cidades européias existem postos de coleta...
tracking img