CONTEXTUALIZANDO O USO DE DROGAS E FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO NA ESCOLA

3140 palavras 13 páginas
CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS/2014

CONTEXTUALIZANDO O USO DE DROGAS E FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO NA ESCOLA

2014

1.CONTEXTUALIZAÇÃO

Atualmente, funcionando em dois turnos diurnos, atende a cerca de 840 alunos moradores do bairro e de fazendas localizadas em seu entorno, distribuídos em trinta e três turmas que vão do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental com idade dos seis aos treze anos em média, sendo que a maior parcela tem entre nove e dez anos e se concentra nos terceiros e quartos anos. Como única escola do bairro, tem em sua clientela alunos inseridos em grupos familiares diversos que vão desde a formação nuclear patriarcal a famílias onde os irmãos sobrevivem e dividem as despesas. Suas atividades sociais se resumem a frequentar igrejas, e passeios à casa de parentes e amigos tendo em vistas que o próprio município é carente em opções culturais, principalmente para a população de menor poder econômico. Há cerca de um ano foi inaugurado no bairro um complexo esportivo que permitiu o desenvolvimento de atividades esportivas, mas ainda não tem todo o seu potencial aproveitado.
Do total de alunos atendidos cerca de quinhentos estão inseridos no cadastro único para programas sociais do governo federal e recebem a bolsa-família. Desde o ano de 2012 a escola conta com o apoio da polícia militar para aplicação do PROERD entre os alunos dos quintos anos.
Na avaliação do IDEB 2009 a escola ficou abaixo da meta esperada e, por isso, junto com outras escolas do município foi uma das primeiras a receber o Programa Mais Educação atendendo a cerca de cem alunos no contra turno. Hoje, embora venha atingindo a meta programada pelo governo, os índices mostram que há ainda um longo caminho a percorrer para proporcionar uma educação de qualidade. Em média, 12% dos alunos estão em defasagem idade/ano. Este também foi o índice de

Relacionados