Contextualizando a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTUALIZANDO A FILOSOFIA


Em nosso dia-a-dia, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações.


Achando certo que todos os seres humanos seguem regras e normas de conduta, possuem valores morais, religiosos, políticos, artísticos, vivem na companhia de seus semelhantes e procuram distanciar-se dos diferentes dos quais discordam e com os quais entramem conflito, acreditamos que somos seres sociais, morais e racionais.


Como se pode notar, nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação subentendida de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, claras.


Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entreverdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral, da sociedade.


A ATITUDE FILOSÓFICA: INDAGAR


Imaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de “que horas são?” ou “que dia é hoje?”, perguntasse: O que é o tempo?Em vez de dizer “está sonhando” ou “ficou maluca”, quisesse saber: O que é o sonho? A loucura? A razão?


E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade?Alguém que tomasse essa decisão estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência.


Ao tomar essa distância, estaria perguntando a si mesmo, desejando conhecer por quê cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o quê são nossas crenças e nossos sentimentos.Esse alguém estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica.


Assim, uma primeira resposta à pergunta “O que é Filosofia?” poderia ser: A decisão de não aceitar como certas as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.


Se, portanto, deixarmos delado, por enquanto, os objetos com os quais a Filosofia se ocupa, veremos que a atitude filosófica possui algumas características que são as mesmas, independentemente do conteúdo investigado. A Filosofia pergunta:


← Qual é a realidade ou natureza e qual é a significação de alguma coisa, não importa qual.


← Qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma idéia ou umvalor.


← Pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor.






A ATITUDE FILOSÓFICA


A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e as idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.


A segunda característica da atitudefilosófica é positiva, isto é, uma pergunta sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.


É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma dúvida sobre o como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as investigações fundamentais da atitude filosófica.


PARA QUE FILOSOFIA?Em geral, essa pergunta costuma receber uma resposta irônica, conhecida dos estudantes de Filosofia: “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”. Ou seja, a Filosofia não serve para nada.


Por isso, se costuma chamar de “filósofo” alguém sempre distraído, com a cabeça no mundo da lua, pensando e dizendo coisas que ninguém entende e que são inúteis....
tracking img