Contextualizando a didatica na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTUALIZANDO A DIDATICA NA ATUALIDADE

INTRODUÇÃO




O crescimento e a convergência do potencial tecnológico dos últimos anos e a atual conjuntura social desencadeia um processo de educação como espaço de desenvolvimento de múltiplas dimensões, valoriza os processos criativos nas relações pessoais, sociais e ambientais, Carlos Libâneo trata essacomplexidade do ensino-aprendizegem em seu texto “ O essencial da didáica e o trabalho de professor-em busca de novos caminhos”.
E é trilhando esse trajeto que o professor liga meios pedagógicos-didáticos à objetivos sócio políticos em uma justaposição, cerne da didática, a fim de embasar melhor as informações trazidas por Libaneo e a realidade da educação ministrada nos AnosInicias do Ensino Fundamental realizou-se uma pesquisa com 20 professoras, as entrevistas procuraram traçar o perfil e as concepções que fudamentalizam as práticas pedagógicas realizadas por elas em sala.
Assim, o texto que se segue: Contextualizando a Didática na Atualidade é fruto da análise da pesquisa realizada nos Anos iniciais e dos estudos realizados por Libâneo,os resultados estão condensados e partem da premissa Didática, Ensino e Aprendizagem, Como Ensinar?













CONTEXTUALIZANDO A DIDÁTICA NA ATUALIDADE



Ao tratar sobre ensino-aprendizagem, reporta-se ao modo de como se dá esse processo educativo, baseados em Libâneo que fudamenta a disciplina da Didática em conjuntode objetivos, conteúdos, métodos e formas, bem como, esse fatores se relacionam para garantir a aprendizagem significativa, tem-se uma visão das finalidades educativas. Nesse sentido, a aprendizagem será sempre o foco do professor e a melhor maneira como alcançar este alvo será uma insaciável busca, deste modo a pesquisa realizada sob forma de entrevista com professores dos Anos Iniciais do EnsinoFundamental apontou evidenciais aspectos que Libâneo destaca quanto a didática e o método de trabalho.
Em seu texto Libâneo caracteriza professores tradicionais, progressitas e socio-construtivistas respaldado em indicativos de cada concepção educativa, sendo que as duas primeiras indagações visavam traçar o perfil de cada profissional entrevistado buscando ascaracteristicas citadas pelo autor, assim foram elaboradas as seguintes perguntas: 1. Como você realiza seu trabalho em sala de aula? 2. Seu método de trabalho se aproxima mais do tradicional ou historico-critico? Na análise desta duas questões percebe-se que mais de 50% das professoras seguem uma postura tradicionalista de trabalhar com livros, apostilas dentro de uma abordagem rígida, aulas sempreiguais, onde se passa o conteúdo e cobra-se nas provas, na famosa repetição mecânica de memorizar e decorar fórmulas e definições, cerca de 20% se contradizem em descrever sua prática em sala e denominar seu método de trabalho, este percentual mostra o quanto professores ainda não conseguem respaldar sua prática em teorias que norteiam a Educação, Aprendizagem e Ensino. As que indicaram uma posturaprogressista com materiais diversificados, experiências e diálogo levando em consideração as individualidades ficaram na casa de 28% e apenas 2% apresentaram indicativos socio-construtivistas tanto ao descreverem sua prática quanto ao método, marcando sua fala nos moldes da dimensão sócio (da atividade conjunta) e construtivista (ensino da autonomia de tarefas e pensamento), agregando sentido realno ato de aprender e atuar em sociedade em um eixo norteador de autonomia e independência aos sujeitos.
As indagações seguintes buscavam determinar a função da escola tanto no passado quanto na atualidade diante de tantas mudanças na teia organizacional da sociedade, o que Libâneo considera como local de mediação cultural que internaliza nos sujeitos os meios...
tracking img