Contextualização e análise do filme persépolis

Páginas: 16 (3823 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
1- INTRODUÇÃO 4

A partir deste trabalho temos por objetivo tentar divulgar um pouco sobre a cultura e História do Irã, tendo em vista que este país não recebe uma atenção por parte dos professores de história e até mesmo nos livros fazendo com que muito do conhecimento que é divulgado sobre esta região, (poruma mídia que muitas vezes não conhece nada sobre a riqueza cultural desta região, quando não assumidamente tendenciosa) venham a ser somente os conflitos e o extremismo religioso, desta forma criando muitos preconceitos e pré – concepções.
Persépolis a partir disso que foi dito é uma escolha interessante devido ao fato de se tratar de um filme que não é omisso quanto à violência eextremismo existentes no Irã no período retratado, porém ele ai, além disso, demonstrando de uma forma bastante sutil alguns aspectos da cultura e da vida cotidiana naquele período.
O filme retrata a vida de Marjane durante o período de revoluções pelo qual o Irã passou a partir do fim da década de 70 na cidade de Teerã, a partir deste momento o filme irá demonstrar como foram feitas as sucessivasmudanças políticas no país, a partir da queda do Xá, bem como a entrada no Regime republicano Islâmico até o período da guerra com o Iraque.
Com apresentação do trabalho visamos demonstrar os dois lados o já conhecido fato referente às guerras, mas também a demonstração de que “Persépolis” também demonstra um país com uma cultura muito importante, desde o seu título o filme remete a isso.Persépolis é o nome da antiga capital do Império Persa que esta localizada atualmente no Irã, optamos também por mostrar como o nome do próprio país esta ligado a fatos importantes, já que Irã remete aos “Arianos” povo este que esta ligado, por que não dizer, a gênese da civilização européia e do Oriente próximo, sendo mais tarde reconhecido como o Indo – europeu que tange a questão da origemda maioria dos idiomas a partir do sânscrito original.
A partir disso conforme o já descrito neste trabalho, temos por intenção tentar divulgar um pouco desta cultura que é tão rica, quanto qualquer outra, e que muitos momentos se vê restrita somente a guerra, violência e ao fundamentalismo, já que isto é que muitas vezes é divulgado em nosso país, sendo que acreditamos estar ao5
menos tentando mostrar aos discentes que existem outros pontos importantes sobre este país, para que deste modo ele possa ter noção da diversidade e que a partir disso surja o chamado respeito.

2 - OBJETIVO GERAL6

O objetivo principal é apresentar uma interpretação da cultura Iraniana através da analise do filme “Persépolis” focando a diversidade e diferenças culturais existentes no país em comparação com a realidade dos alunos.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

➢ Mostrar que o cinema é uma das linguagens utilizadas no ensino de história
➢ Destacar que o cinema pode seruma interpretação do passado.
➢ Apresentar as diferenças entre a cultura ocidental e oriental tendo como base a idéia de tolerância.

4- CONTEXTUALIZAÇÃO DO FILME: PERSÉPOLIS 7

O filme Persépolis narra de forma singela passagens autobiográficas da autora do livro em quadrinhos que deu origem a esta animação inteligente e brilhante, Marjane Satrapi. Ela tambémdirige o filme, ao lado de Vincent Paronnaud. A adolescência de Satrapi desfila por cenários que testemunham a ditadura imposta pelo Xá no Irã e a posterior irrupção do regime fundamentalista dos ayatolás.
Em Teerã, capital iraniana, durante o ano de 1978, a criança Marjane, mergulhada em seus sonhos infantis, acalenta o desejo de se tornar uma profetisa quando crescer, pois assim terá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme Persépolis
  • resenha do filme persépolis
  • contextualização: análise do personagem ze pequeno, filme cidade de deus com o texto de Bauman
  • Contextualização do filme "A voz do Coração"
  • Contextualização entre adolescência e o filme billy elliot
  • Contextualização do filme "O Corte" com o texto "Deriva"
  • TRIANGULAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO FILME “MEU NOME É RÁDIO”
  • análise filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!