Contextualização no ensino de química: chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR
DE ITUMBIARA – GOIÁS

MAYENE JESSICA DA SILVEIRA

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: CHOCOLATE

Itumbiara, maio de 2010

MAYENE JESSICA DA SILVEIRA

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: CHOCOLATE


Projeto apresentado ao curso de Licenciatura em Química, do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-Goiás.

Itumbiara, maio de2010.

INTRODUÇÃO

O ensino de química é de suma importância para a formação do aluno, como cidadão. Segundo Santos e Schnetzler (1996, p.28), “a função do ensino de química deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido”. Mas atualmente, o que se pode observar nasescolas, é que os objetivos, conteúdos e estratégias do ensino de química muitas vezes estão dissociados das necessidades requeridas para um curso voltado para a formação da cidadania (TUBINO et al., 2006). A proposta apresentada para o ensino médio no PCNEM contrapõe ao ensino descontextualizado. Segundo o PCNEM (2000), o contexto que é mais próximo do aluno e mais facilmente explorável para darsignificado aos conteúdos da aprendizagem é a vida pessoal, cotidiano e convivência.
O ensino de química tem demonstrado muitos problemas como ensino centrado no professor com aulas expositivas, ausência de experimentação e a descontextualizarão dos conteúdos. Esses problemas têm dificultado a aprendizagem do aluno. Os alunos chegam á escola com explicações próprias sobre os fenômenos docotidiano (MALDANER; ZANON, 2007, p.125). E a função do professor é relacionar esses fenômenos do cotidiano com os conteúdos de química, para que o aluno possa incorporar a nova concepção ás já existentes.
De acordo com Chassot (1995, p.39), “as profundas transformações que a Química operou/opera/operará na sociedade também precisam ser levadas para a sala de aula”. A interdisciplinaridade também é ummétodo de ensino que contribui para a compreensão do aluno, em relação aos conteúdos. Segundo os PCN+ (2002), a contextualização e a interdisciplinaridade como eixos centrais organizadores das dinâmicas interativas nos ensino de Química, na abordagem de situações reais trazidas do cotidiano [...].
Os conteúdos, tratados a partir de temas que permitem a contextualização do conhecimento, procuramdesenvolver conceitos relacionados a transformações químicas e suas aplicações e implicações sociais (MALDANER; ZANON, 2007, p. 52). Diante da problemática, a descontextualizarão no ensino de química, o tema chocolate será abordado, visando contribuir para o ensino-aprendizagem do aluno do Ensino Médio. Há mais de 3 mil anos que o chocolate está presente na vida do homem. Esse tema foi escolhido,devido à grande presença e importância do chocolate no nosso dia-a-dia, além de nos proporcionar as várias possibilidades de abordar conceitos químicos a partir dele.
O chocolate foi descoberto pelos mexicanos e depois introduzido na Europa, pelos espanhóis. O chocolate é produzido do cacau, que é obtido das árvores do cacau localizadas na zona equatorial. Uma árvore produz cerca de 30 frutos,cada um contendo aproximadamente 50 grãos (MARTINS, 2001). Nas indústrias, as amêndoas do cacau são submetidas à torrefação e moagem, de onde são obtidos os derivados: massa (liquor ou pasta), manteiga, torta e o pó do cacau, essenciais para a fabricação do chocolate (TRINDADE JUNIOR, 2008). O chocolate é rico em elementos, minerais e vitaminas. O chocolate branco contém grande quantidade de cálcio,zinco, caroteno e vitamina B2. Já o chocolate escuro contém grande quantidade de ferro, potássio manganês e niacina. O chocolate também contém outras sustâncias químicas como a finiletilamina, triptofano, magnésio, teobromina, cafeína e anandamina (CRQ, 2007). De acordo com as pesquisas, ao comermos chocolate nosso cérebro produz substâncias químicas que aumentam a sensação de bem-estar, uma...
tracking img