Contextualismo e bronfenbrenner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justifique porque a teoria bioecológica é considerada uma teoria contextualista e interacionista. Cite seus pontos fortes e fracos.






Na visão contextualista do mundo, o conhecimento éobtido no contexto-influência-mutua, onde diversas variáveis codependentes atuam por estarem conectadas. Sendo assim, é indispensável o reconhecimento da construção social histórico da realidade.Incluem a adoção inequívoca da multi-determinação do comportamento: inúmeras variáveis, de campos diferentes (pessoal, social, cultural, educacional, político, ideológico,econômico, biológico, químico etc.) concorrem de modo geralmente entrelaçado e reticulado (e não linear) para a explanação causal do fenômeno comportamental (CARRARA, 2004).


e “o comportamento serásempre um comportamento-no-contexto e com-o-contexto e não pode, nessa perspectiva, ser compreendido com apelo a ações isoladas das partes ou mecanismos envolvidos na interação” (CARRARA, 2004).Dessa forma, forças simples e previsíveis, características do mecanicismo, não são suficientes para o contextualismo, onde diversas variáveis influem umas nas outras, influenciando ainda outras, nãoocorrendo de forma estritamente repetitiva e previsível, mas probabilística (REIS, 2004), gerando processos cada vez mais complexos.

A teoria Bioecológica vem de encontro com essa visão.Bronfenbrenner deriva o paradigma ecológico da fórmula de Kurt Lewin, de C=f(PA), onde comportamento é função da pessoa e do ambiente, para D=f(PA) (NARVAZ; KOLLER, 2004), onde “As características dapessoa em dado momento de sua vida são uma função conjunta das características individuais e do ambiente ao longo do curso de sua vida naquele dado momento” (BRONFENBRENNER, 1989, p. 90 apud NARVAZ;KOLLER, 2004).

Bronfenbrenner explora melhor essa afirmação, reforçando sua postura contextualista e também interacionista, “com quatro níveis dinâmicos, inter-relacionados, que interagem...
tracking img