CONTEXTUALI CONTEXTUALIZAÇÃO NA PROFISSÃO DE TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2519 palavras 11 páginas
CONTEXTUALI CONTEXTUALIZAÇÃO NA PROFISSÃO DE TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnógo em Segurançado Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.

Profª. Vânia de Almeida Silva Machado
Profº. Regiane A. Brigoli Moraes
Profª. Márcia Bastos
Profº. Jossan Batistuti
Profº. Alfredo Ribeiro Almeida

Conceição do Araguaia – PA
2013

1 INTRODUÇÃO

Apresenta-se neste trabalho questões que refletem a função do Tecnólogo em Segurança do Trabalho e seus desafios encontrados na profissão, partindo deste tema passa-se a discorrer sobre seu campo de trabalho, o nexo técnico epidemiológico previdenciário, perfil profissiográfico previdenciário, aposentadorias, normas de segurança, saúde ocupacional, ética, segurados em geral e perda da qualidade de segurado do INSS.
O objetivo do estudo tem como afinco refletir sobre o papel do Tecnólogo em Segurança do Trabalho no ambiente de trabalho, abordando sua importância dentro de uma empresa.
A estrutura do texto foi construída com pesquisas em sites, em obras teóricas, na Previdência Social, consultas na legislação do trabalhador. Neste sentido, produziu-se uma contextualização que envolve a função do Tecnólogo em Segurança do Trabalho até os direitos e deveres do trabalhador.
Assim, pode-se entender que o Tecnólogo em Segurança do Trabalho envolve todo um apanhado de questões importantes que resulta na garantia do bem-estar do trabalhador dentro da empresa, uma vez que seu papel é o de informar e/ou exigir que se cumpram as normas reguladoras.

DESENVOLVIMENTO

O Tecnólogo de Segurança do Trabalho é um curso de educação profissional com uma habilitação vinculada ao Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança que, como o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos esclarece, compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação

Relacionados